Anúncios

Nuvens carregadas no fim da tarde de ontem em Livramento. Risco de temporais isolados volta a aumentar hoje no Estado. | Anderson Alves

Risco de temporais volta a aumentar no Rio Grande do Sul neste domingo. Isso porque a instabilidade atmosférica torna a aumentar no Estado no dia de hoje. É o que informa a previsão do tempo da MetSul.

Índices de instabilidade atmosférica analisados pela MetSul são mais altos neste domingo no território gaúcho. Com efeito, o ambiente fica mais propício à formação durante o dia de áreas de instabilidade. Estas ocorrem, contudo, de forma isolada.


Pontos do território gaúcho já devem ter chuva localizada de manhã. O tempo ficará mais instável, entretanto, da tarde para a noite. Temporais localizados de chuva forte, raios, rajadas de vento e ocasional granizo são possíveis. São, porém, como se destaca, eventos isolados.

Calor que é esperado, com máximas acima de 30ºC em diversas cidades, contribuirá para as pancadas de chuva e o aumento do risco de temporais localizados. Por exemplo, as regiões da Serra, do Centro do Estado e do Planalto Médio estão entre as áreas com risco de tempestades de caráter localizado hoje. Isso não significa que outras regiões estejam fora da área de risco. Grande parte do Estado, a maioria das regiões, terá instabilidade hoje.

Temporais pegam aqui e não pegam ali

Em se tratando de chuva e temporais de verão, as precipitações são muito irregulares. Em outras palavras, chove num canto e não chove no outro. Chove em parte de uma cidade e não em todo o município às vezes. E os volumes de chuva variam muito de um local para o outro.

Foi o padrão atmosférico que predominou durante grande parte da semana passada no Rio Grande do Sul. Estado teve cinco dias seguidos de temporais isolados. Alguns foram fortes com transtornos e danos.


Por fim, desde já se antecipa que a atmosfera segue instável no Rio Grande do Sul ainda na segunda-feira. Portanto, novas ocorrências de pancadas e temporais isolados podem ser esperadas no início da semana no Estado. Padrão típico de verão sob a presença de ar quente e úmido, como é a situação atual do tempo.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios