Anúncios

Serra Gaúcha é uma das regiões que deve ter chuva e temporais isolados neste domingo | Denis Goerl

Massa de ar quente e úmido persiste sobre o Rio Grande do Sul neste domingo e define as condições do tempo no Estado. 

Instabilidade volta a aumentar no Estado em dia de calor e abafamento.


Primeiramente, o sol aparece em todas as regiões no decorrer do dia, contudo ocorrem períodos de maior nebulosidade em diferentes regiões associados à instabilidade.

Com efeito, a atmosfera estará muito mais instável no Rio Grande do Sul neste domingo na comparação com o sábado. Por isso, pancadas isoladas de chuva ocorrem na maioria das regiões. 

Chove ja em alguns pontos entre a madrugada e a manhã deste domingo, contudo instabilidade se concentra especialmente da tarde para a noite. Será quando choverá em número muito maior de municípios. 

Alerta-se que as pancadas, em alguns pontos, podem ser fortes a torrenciais e com risco de temporais de vento forte (vendaval) e granizo. No geral, porém, a chuva deve ser irregular e mal distribuída. Haverá enorme variabilidade de volumes de ponto para outro, inclusive muito próximos. 


Logo, diferentemente do sábado, quando não havia previsão da MetSul de chuva para a área de Porto Alegre, o que se provou correto, neste domingo é alta a probabilidade, por exemplo, que a chuva alcance a Capital e região metropolitana.

Por fim, será um dia de calor, forte em algumas regiões, com acentuada sensação de abafamento pela umidade elevada. Máximas ficam ao redor ou superam os 30°C na maioria das regiões.

Anúncios