Fábio Maciel

O forte calor voltou a gerar áreas de instabilidade ontem à tarde no Rio Grande do Sul e com temporais. Santa Maria teve queda de granizo em alguns bairros. Em São João do Polênise, vendaval provocou danos em posto de combustíveis. Intensas rajadas de vento derrubaram torres da linha de transmissão entre Santa Maria e Faxinal do Soturno com falta de luz na região, segundo a Nova Palma Energia. Em São Gabriel, nuvens muito carregadas avançaram sobre o município (foto).

A temperatura ontem à tarde chegou a 37,1ºC em Santa Rosa. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 34,1ºC em Canoas e 35,1ºC em Campo Bom.

Hoje, o risco de temporais no Rio Grande do Sul é ainda mais alto. A aproximação e o avanço de uma frente fria numa atmosfera aquecida vão induzir nuvens carregadas que avançarão pelo Estado ao longo do dia. Inicialmente, o risco de temporais afeta o Oeste e o Sul durante a manhã. Da tarde pra a noite, o risco se estende às demais regiões, inclusive a Grande Porto Alegre.

Como o sol aparece de manhã e vai esquentar muito, a instabilidade deve chegar com calor e no momento das máximas do dia durante a tarde na maioria das regiões, o que vai acentuar bastante a possibilidade de temporais localizados com queda de granizo e vendavais. Isoladamente, algumas das tempestades podem ser fortes a severas com danos.