Anúncios

Moradores de Campo Bom enfrentaram frio no amanhecer (foto) de tempo aberto e frio de inverno, mas tiveram uma tarde com máxima de verão | Nilson Wolff

O Rio Grande do Sul saiu de uma temperatura abaixo de zero para calor de mais de 30ºC no mesmo dia nesta sexta-feira. O ar muito seco e o tempo aberto na madrugada foram responsáveis por forte resfriamento em áreas de planície do Estado e em baixadas das regiões de maior altitude ao passo que o ingresso de ar quente a partir da região Norte da Argentina trouxe calor de mais de 30ºC em algumas cidades.

O dia começou ainda muito frio em diversas cidades gaúchas. No interior, as mínimas de hoje foram de -1,1ºC em São José dos Ausentes, -0,2ºC em Capão Bonito do Sul, 0,1ºC em São José do Ouro, 0,6ºC em Vacaria, 0,7ºC em Soledade, 0,9ºC em Getúlio Vargas, 1,3ºC em Canela e Pelotas, 1,8ºC em São Francisco de Paula e 1,9ºC em Pedras Altas.


As máximas à tarde, por sua vez, alcançaram 31,2ºC em Teutônia, 30,8ºC em Feliz, 30,2ºC em Santa Rosa, 29,7ºC em São Vicente do Sul, 29,5ºC em Alegrete, 29,2ºC em São Borja e 29,1ºC em Quaraí, mas muitas outras localidades anotaram máximas de 27ºC a 28ºC.

Na Grande Porto Alegre, a amplitude térmica também foi enorme. Novo Hamburgo teve um amanhecer muito frio com 3,8ºC na Lomba Grande e uma tarde quente de 29,3ºC no mesmo bairro da zona rural do município. Campo Bom foi de mínima de 5,7ºC a uma máxima de 30,0ºC. Parobé teve um amanhecer com 6,3ºC e uma tarde de 30,8ºC. São Leopoldo oscilou entre 7,2ºC e 28,9ºC. M

Na base aérea de Canoas, mínima de 5ºC e máxima de 28ºC. Ainda em Canoas, pelas estações da MetSul na cidade, o bairro Fátima variou de 7,1ºC a 28,7ºC e no Fátima de 7,5ºC a 28,7ºC. Na Capital, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura variou de 7,8ºC a 27,6ºC.

Sábado também será quente

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado com amplos períodos de céu claro, mas nuvens devem ingressar em algumas regiões como o Sul e o Oeste. O ar seco ainda favorece um amanhecer frio em muitas cidades gaúchas, mas a tarde será muito quente para esta época do ano em todo o Estado.

Uma massa de ar quente cobre hoje o território gaúcho e favorece forte aquecimento durante o dia com a atmosfera seca. As máximas à tarde ficam perto ou logo acima dos 30ºC em muitos municípios, sobretudo do Centro, do Oeste e do Noroeste do Estado.


O domingo de sol e calor no Estado terá aumento de nuvens em algumas regiões e pode ter chuva no Sul gaúcho após um começo de dia com tempo firme.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A instabilidade até o final do dia pode chegar a alguns pontos do Leste do Estado. Na segunda-feira, frente fria traz chuva no Rio Grande do Sul, precedendo uma muito intensa massa de ar polar que ingressa entre terça e quarta.

Anúncios