Anúncios

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro é de sol e calor muito intenso hoje, amanhã e sábado com a virada do tempo no começo da semana com uma frente fria e uma massa de ar frio que devem resultar em muita chuva e acentuado declínio da temperatura | DAVID GANNON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O calor não dá trégua na cidade do Rio de Janeiro. Ontem, a temperatura máxima observada na rede do AlertaRio, da Prefeitura carioca, foi de 38,6ºC. Foi a quinta máxima mais alta deste verão na rede do município. Já o índice de calor (sensação térmica pelo efeito da umidade) chegou a 47,1ºC às 15h em Santa Cruz, onde foi observada a máxima.

As maiores máximas do verão carioca de 2022 são de 40,0ºC em 27/1 na estação da Barra/Riocentro; 39,7ºC em 2/3 no mesmo local; 39,2ºC em 18/1 em Santa Cruz; 38,9ºC em 3/3 também em Santa Cruz; e 38,6ºC em 26/1 igualmente em Santa Cruz. A maior sensação térmica ocorreu no dia 18/1 com 50,8ºC na estação Barra/RioCentro do AlertaRio.


Calor prossegue

Os cariocas terão mais alguns dias de calor muito intenso e elevada sensação térmica. Será o caso desta quinta-feira que será um dia de sol e nuvens na capital fluminense com muito calor no período da tarde, quando os termômetros devem marcar máximas novamente perto de 40ºC com sensação térmica escaldante.

O calor seguirá muito intenso ainda durante a sexta-feira e o sábado com máximas ao redor dos 40ºC e índices de calor de 45ºC a 50ºC, talvez até superiores em alguns bairros. A aproximação de uma frente fria induz quadro pré-frontal que reforça a massa de ar quente. Marcas menos elevadas em locais perto da praia em consequência da brisa marítima.


Ar frio e chuva no começo da semana

O calor tem data para acabar e, finalmente, os cariocas terão instabilidade mais forte depois de um longo período de chuva escassa e abaixo da média. O tempo muda no Rio de Janeiro durante o fim de semana. A chegada de uma frente fria vai trazer aumento de nuvens e chuva no decorrer do domingo. Não se pode descartar o risco de temporal na cidade.

Com ingresso de ar mais frio, a temperatura tem forte declínio e vai ficar bastante agradável entre a segunda e a terça, dias que serão de alto risco por chuva forte a torrencial em razão de infiltração de umidade marítima com potencial de acumular altos volumes e trazer problemas para a população carioca pelo efeito do relevo local (orografia).

Anúncios