Anúncios

Frente fria vai mudar o tempo no Sul do Brasil com mais chuva no Norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná | GUILHERME DAL PIZZOL/ARQUIVO

Tempo muda no Sul do Brasil entre esta sexta-feira e o sábado com o avanço de uma frente fria pela região. Sistema frontal vai trazer chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Além disso, gerará risco de temporais isolados. Pode ocorrer chuva forte com raios, vento forte localizado e ocasional queda de granizo.

O sol ainda aparece em todo o Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira, mas a nebulosidade vai aumentar durante o dia. A atmosfera se instabilizará com chuva pela aproximação de uma frente fria. O tempo vai estar mais aberto de manhã com aumento da nebulosidade da tarde para a noite.


Chove da tarde para a noite em diversas regiões gaúchas e já no final da manhã em alguns pontos. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados na segunda metade do dia na Metade Norte. No sábado, a chuva ainda atinge pontos das Metades Norte e Leste gaúchas. O tempo já melhora sábado pelo Oeste com o ingresso de ar mais seco e frio. Em algumas cidades, aliás, a chuva somente deve chegar no sábado.

Áreas de instabilidade atingem Santa Catarina e o Paraná nesta sexta, sobretudo da tarde para a noite, com chuva em diversos pontos. Há risco de precipitações fortes com temporais isolados em alguns setores. A instabilidade persiste nos dois estados no sábado e em alguns pontos do Paraná ainda no domingo.


A chuva será muito mal distribuída na passagem desta frente fria pelo Rio Grande do Sul. É muito possível que em diversas cidades a virada do tempo ocorra sem chuva ou com volumes mínimos de precipitação. Onde mais deve chover no território gaúcho é ao Norte, perto de Santa Catarina.

Volumes de chuva

Os maiores acumulados de precipitação tendem a se concentrar justamente sobre os estados catarinense e paranaenses com grande variabilidade de volumes. Os mapas abaixo, disponíveis ao assinante na seção de mapas, mostram as projeções de chuva acumulada em 72 horas até 21h de sábado dos modelos WRF da MetSul e o alemão Icon.

Em Porto Alegre, a chuva é esperada no sábado, mas não se descarta que chegue no final da sexta. Em Florianópolis e Curitiba, o fim de semana também terá instabilidade com risco de chuva moderada a forte em alguns momentos tanto na Grande Florianópolis como na região metropolitana da capital paranaense.

Massa de ar frio trará o outono

Esta frente fria precede uma massa de ar frio de trajetória marítima que vai avançar pelo Atlântico Sul e chegar até o Sudeste do Brasil. Por isso, nos três estados do Sul espera-se uma queda acentuada da temperatura durante o fim de semana, principalmente em cidades mais a Leste da região, ante o deslocamento do ar mais frio sobre o mar, o que vai se repetir muitas vezes nas próximas semanas.

As máximas da tarde vão declinar significativamente com o ingresso do ar frio e as noites se tornarão amenas e até frias em algumas cidades. Há previsão de mínimas de um dígito – abaixo de 10ºC – em diversas regiões gaúchas e nas áreas de maior altitude de Santa Catarina no começo da próxima semana, As características serão tipicamente outonais no início da semana que vem.

Anúncios