Anúncios

A temperatura ontem chegou a 38,1ºC em Santa Cruz do Sul. Porto Alegre teve 36,5ºC na zona Norte enquanto a vizinha Canoas registrou máxima de 36,8ºC. Começo de um período que a MetSul Meteorologia alerta será extraordinária e atipicamente quente no Rio Grande do Sul.

A temperatura se eleva ainda mais neste fim de semana com máximas que vão se situar entre 36ºC e 38ºC na maior parte da região metropolitana e perto dos 40ºC em pontos dos vales. Na semana que vem, o calor ganha ainda mais força e o Estado vai ter uma sequência de dias com temperatura ao redor ou acima de 40ºC.


Os dados seguem a indicar que o pico da poderosa onda de calor deve ser a quarta-feira com máximas raras de se observar de tão elevadas. O modelo numérico europeu, considerado o com maior índice de acerto no mundo, projeta máximas de 40ºC a 42ºC com possibilidade de bater até 43ºC em um ponto ou outro na região metropolitana de Porto Alegre na quarta-feira. Idêntico cenário é indicado pelo modelo americano GFS.


Analisando-se os dados históricos da Capital, desenha-se o começo de ano mais quente desde a década de 40, quando Porto Alegre registrou o seu recorde histórico de máxima de 40,7ºC em 1º/1/1943 e fez 40,0ºC no dia 2 de janeiro em 1949. (Com foto de capa de Douglas Becker) 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios