Anúncios

Um morador caminha pelo Centro de Winnipeg em meio à fortes nevasca com ventos fortes que atingiu no final da semana passada vários pontos do Canadá | DANIEL CRUMP/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A primavera avança, mas o inverno se recusa a ir embora em partes do Hemisfério Norte. Uma tempestade de neve recorde em abril varreu a região do estado de Nova York, nos Estados Unidos, ontem. Mais de 300.000 famílias ficaram sem energia no Nordeste norte-americano devido ao peso de mais de 30 cm de neve úmida que quebrou galhos de árvores e rompeu linhas de energia.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que 14,2 polegadas de neve caíram em Binghamton, Nova York, quebrando seu recorde anterior de tempestade de neve de dois dias de abril de 13,6 polegadas de 2007. O prefeito de Binghamton, Jared Kraham, declarou estado de emergência na cidade devido a milhares de moradores sem energia.

Na segunda, uma tempestade costeira trouxe ar frio suficiente para um evento incomum de neve no final de abril em partes do interior do Meio Atlântico, na costa Leste dos Estados Unidos. O acúmulo de neve foi observado tão perto de Washington e Baltimore quanto nos condados de Loudoun e Fauquier no Norte da Virgínia e no condado de Frederick, no Norte de Maryland.

A neve não é incomum no final de abril no terreno elevado do Oeste de Maryland e  no Nordeste da Virgínia Ocidental, particularmente acima de mil metros de altitude, mas a neve vista em altitudes abaixo de mil metros no Vale Shenandoah e partes do Centro-Oeste de Maryland é mais incomum nesta época do ano.

Na semana passada, uma tempestade de inverno de intensidade “rara” para o mês de abril atingiu o centro do Canadá durante o feriadão da Páscoa, levando ao fechamento de muitas estradas e escolas. “Ter um evento que produz 30 cm de neve ou mais depois de 11 de abril é bastante raro”, disse Natalie Hasell, meteorologista do Environment Canada.

Apenas duas tempestades dessa intensidade foram registradas após essa data desde 1902. Os serviços meteorológicos alertaram que esperavam que esta tempestade de inverno fosse “histórica”. O Sudeste da província de Saskatchewan (Oeste) e grande parte do Sul de Manitoba registraram 30 a 50 cm de neve.

Inúmeras escolas e estradas na província de Manitoba permaneceram fechadas. As interrupções de energia foram isoladas, de acordo com o site Hydro-Manitoba. Foram emitidos alertas para Saskatchewan pelo vento com rajadas de até 50 km/h.

Também no final da semana passada, uma histórica nevasca de primavera atingiu o Norte das Planícies Centrais dos Estados Unidos depois de trazer até um metro e meio de neve em Montana e até um metro em Dakota do Norte.

Bismarck, na Dakota do Norte, registrou 18,3 polegadas, tornando-se a maior tempestade de neve já registrada em abril na cidade. No Oeste da Dakota do Norte, vários locais acumularam de 20 a 30 polegadas de neve, com acumulados isolados aumentados pelo vento de até 1,80 metro.