Anúncios

Nuvens coloridas no céu chamaram a atenção hoje em diferentes cidades do Paraguai. As cores nas nuvens se devem a um processo conhecido como iridescência. Com a presença de nuvens altas hoje sobre o território paraguaio, as condições se tornaram propícias para o registro do fenômeno das cores nas nuvens

Nuvens iridescentes hoje no Paraguai | Anthony Paez

Nuvens iridescentes hoje no Paraguai | Anthony Paez

Por que as nuvens multicoloridas? Trata-se de um fenômeno relativamente raro em nuvens, conhecido como iridescência, e pode trazer cores incomuns vividamente ou até mesmo todo um espectro de cores simultaneamente. Quando o sol está na posição correta e, normalmente, escondido da visão direta, tais nuvens podem ser vistas difratando significativamente a luz do sol de uma maneira quase coerente, com cores diferentes sendo desviadas por diferentes quantidades.


Portanto, cores diferentes chegarão ao observador de direções ligeiramente diferentes. São nuvens como quaisquer outras. Muitas nuvens começam com regiões uniformes que podem mostrar iridescência, mas rapidamente se tornam muito espessas, muito misturadas ou muito angularmente distantes do Sol para exibir cores impressionantes.

Com efeito, não se trata de um tipo particular de nuvem que seja diferente das demais. São apenas nuvens como quaisquer outras que passam por um processo de iridescência. Nesse sentido, independentemente da classificação do tipo de nuvem,o fenômeno é observado se as condições estiverem presentes para a iridescência. Então, a iridescência está associada principalmente a do tipo Altocumulus, Cirrocumulus, Cirrus e lenticulares (Altocumulus lenticularis).


De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o fenômeno ocorre, sobretudo, a partir da difração da luz solar em nuvens altas formadas por cristais de gelo em altitudes ao redor de 10 mil metros de altitude.  Estas nuvens são muito comuns, mas a iridescência não é tão freqüente de ocorrer. Apesar das cores, o fenômeno não é um arco-íris que se dá com um processo óptico distinto e a partir de precipitação na atmosfera.

Anúncios