Anúncios

Um incrível caso de nuvem iridescente foi registrado nas Filipinas. Uma coroa iridescente se formou no alto de uma nuvem. A observação foi feita na localidade de Mansalay e a imagem foi publicada pela página Philippine Weather. 


Com efeito, não se trata de um tipo particular de nuvem, diferente das demais. São apenas nuvens como quaisquer outras que passam por um processo de iridescência. Nesse sentido, independentemente da classificação do tipo de nuvem,o fenômeno é observado se as condições estiverem presentes para a iridescência.

Então, a iridescência está associada principalmente a do tipo Altocumulus, Cirrocumulus, Cirrus e lenticulares (Altocumulus lenticularis).


De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o fenômeno ocorre, sobretudo, a partir da difração da luz solar em nuvens altas formadas por cristais de gelo em altitudes ao redor de 10 mil metros de altitude. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Estas nuvens são muito comuns, mas a iridescência não é tão freqüente. Apesar das cores, o fenômeno não é um arco-íris que se dá com precipitação na atmosfera.

Anúncios