A frente fria chegou ao Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira com chuva, granizo isolado e rajadas de vento forte a muito intensas em algumas localidades. Dentre os municípios que tiveram granizo estão Livramento e São Gabriel. As rajadas chegaram a 109 km/h em Teutônia, 106 km/h em São Gabriel, 98 km/h em Quaraí, 95 km/h em Caçapava do Sul, 86 km/h em Livramento e 80 km/h em Tramandaí. Houve queda de árvores na BR-290 em São Gabriel e em Vila Nova do Sul, assim como na BR-153 em Caçapava. Bombeiros atenderam ocorrência de queda de árvores também em outras cidades, inclusive na Capital. O vento forte em Porto Alegre chegou pouco depois das cinco da manhã com rajadas que chegaram a 76 km/h no Aeroporto Salgado Filho.

 

O tempo não firma nas próximas horas no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens cobrem o Estado no decorrer desta terça-feira. Algumas áreas podem ter registrar melhoria com ocasional abertura do sol após o impacto inicial da frente com chuva e vento, mas novas áreas de instabilidade avançam de Oeste e vão trazer mais chuva ao longo do dia para a maior parte do território gaúcho.

Esse não é o único episódio de chuva da semana. É muito interessante observar que os modelos numéricos indicam uma muito forte incursão de ar quente na Metade Norte do Rio Grande do Sul na segunda metade da semana e que formaria uma frente quente sobre o Oeste e o Sul do Estado entre a tarde e noite da quinta e sexta. Alertamos que esse tipo de sistema é normalmente associado a chuva forte e volumosa, muitos raios e granizo, sendo o potencial segundo evento de tempo severo da semana. Entre sexta e sábado a Metade Norte seguiria com ar quente, muito abafamento, sol e nuvens com chuva isolada enquanto a instabilidade forte seguiria pressionada pelo fluxo de ar quente de Norte no Oeste e no Sul. Entre a tarde e noite de sábado e o domingo, à medida que o sistema do Sul e do Oeste deixe de ser impulsionado por ar quente de Norte e passe a ser sim empurrado por ar frio de Sul, a frente passaria a ser fria e avançaria para o Centro e Norte do Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados, especialmente no final do sábado e no domingo. Os volumes de chuva no Oeste e no Sul gaúcho podem ser altos a muito altos com marcas de 100 mm a 150 mm em alguns pontos entre sexta e domingo.