Forte convecção associada a um sistema frontal em deslocamento pelo Cone Sul provocou queda de granizo nesta noite em pontos do Centro da Argentina, como em Entre Rios, e em Salto (foto), no Oeste do Uruguai. Nuvens muito carregadas podiam ser observadas atuando na região. Em alguns locais, o granizo chegou a apresentar tamanho médio.

A MetSul Meteorologia alerta que ao avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer desta terça-feira, o sistema frontal pode provocar queda localizada de granizo. No começo da madrugada desta terça, imagens de radar já mostravam núcleos de instabilidade com potencial de granizo se aproximando da fronteira gaúcha com o Uruguai, especialmente na região de Rivera e Livramento.

Como o granizo é um fenômeno de microescala, muito isolado, não há como precisar exatamente onde pode ocorrer. Mapas de risco de granizo do modelo WRF da MetSul, disponíveis na seção de mapas, mostram um risco maior para o Oeste e a Metade Sul gaúcha. especialmente na madrugada e manhã desta terça-feira.