Anúncios

Nesta terça-feira a presença de uma frente fria deixa o tempo úmido com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora, sobretudo, em cidades da Metade Norte do Estado. Há risco de chuva forte com risco de temporais com rajadas de vento e granizo isolado. Em razão da cobertura de nuvens a temperatura oscila pouco. No Sul e Oeste, nuvens e pancadas esparsas de chuva ocorrem pela manhã e o tempo melhora a tarde com o vento passando a predominar do quadrante Sul com previsão de temperatura amena.

No mapa abaixo segue a previsão de precipitação entre a noite deste dia 01° de janeiro até as 16h do dia 02 de janeiro com previsão de maiores acumulados no centro, Norte e em parte do Leste do RS.


O próximo mapa indica os acumulados esperados para a noite do dia 02 e boa parte do dia 03, quando os acumulados tendem a diminuir bastante com o afastamento da frente fria.

Depois da passagem da frente fria nesta terça-feira, a partir de amanhã uma massa de ar seco passa a predominar no Rio Grande do Sul. No turno da manhã, com o vento passando a soprar do quadrante Sul refresca com perspectiva de sensação térmica mais baixa em relação aos últimos dias. Durante a tarde com a presença do sol a temperaturas sobe gradativamente e já atinge 30°C na maior parte dos municípios. Entre a quinta e a sexta-feira o ar quente se intensifica sobre  o território gaucho com forte aquecimento. As máximas podem chegar a 34/36°C nas Missões, nos Vales do Rio Pardo, Vale dos Sinos e Taquari. Máximas com valores perto de 40°C poderão ser registradas em alguns pontos. Nestes dias de céu mais claro os índices de radiação ultravioleta podem atingir valores altos. No Litoral o sol predomina também a partir de quarta-feira, contudo, o vento Nordeste segue presente com rajadas moderadas em alguns momentos. No sábado, áreas de instabilidade provocam aumento de nuvens e pancadas de chuva podem voltar a ocorrer, mas em principio sem grandes acumulados.

PREVISÃO DE CALOR INTENSO


O mapa de temperatura máxima do modelo americano indica calor intenso na tarde de sexta-feira em todo o território gaúcho com máximas que podem ter valores extremos em parte do Centro e Oeste do Estado. Confira mapa:

Anúncios