Anúncios

O Rio Grande do Sul teve enorme amplitude térmica ontem com mínima abaixo de zero em São José dos Ausentes, onde fez -1,2ºC, e máximas perto de 30ºC no Noroeste. Em Santa Rosa, a mínima foi de 2,8ºC e a máxima de 29,1ºC. Somente agora a temperatura se eleva mais no território gaúcho porque desde o começo do mês o que predominou foi o frio e com jornadas de temperatura muito abaixo da média histórica de agosto.


Atente aos mapas acima com as anomalias de temperatura mínima e máxima entre os dias 1º e 13 de agosto como a temperatura esteve abaixo a muito abaixo do normal para a época do ano nesta primeira metade do mês. Em Porto Alegre, por exemplo, a mínima média dos primeiros 13 dias do mês foi de 10,2ºC, quando a mínima média histórica é 11,5ºC, um desvio negativo de 1,3ºC. Já as máximas tiveram média entre 1º e 13 de agosto de 19,2ºC ou 1,1ºC abaixo da média máxima histórica de 20,3ºC. A máxima da sexta-feira última de 11,1ºC foi 9,2ºC inferior à normal.


Esse padrão de temperatura abaixo do que é o comum nesta época do ano repete-se até agora neste mês em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, e no Oeste e no Sul de Mato Grosso. Em Santa Catarina, dos primeiro treze dias de agosto nada menos que dez registraram mínimas abaixo de zero.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios