Anúncios

Rio Grande do Sul registrou hoje o 30º dia em 2018 com temperatura abaixo de zero. A mínima foi em São José dos Ausentes, onde os termômetros indicaram -0,6ºC no fim da madrugada. O levantamento exclusivo realizado pela MetSul Meteorologia envolve tanto as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia como privadas, o que permite um retrato mais completo e real do comportamento do frio no Estado. Em 2018, o levantamento aponta que ocorreram até agora cinco dias com mínima abaixo de zero em maio, catorze dias em junho, cinco em julho, e seis agora em agosto.

Apesar de frio, julho teve um baixo número de dias com mínimas negativas porque foi um mês de instabilidade freqüente e alta umidade nas áreas de maior altitude. Ao contrário, agora em agosto, além do tempo frio têm predominado os dias secos. São José dos Ausentes que hoje anotou a temperatura mínima do Estado chegou a registrar umidade relativa do ar de apenas 20% no final da madrugada.



Em todo o ano passado, o Rio Grande do Sul registrou 27 dias com marcas negativas, logo a parcial deste ano já é superior. Com agosto já na metade será muitíssimo difícil superar 2016 que teve 51 dias com mínimas abaixo de zero e 8,9ºC negativos em Vacaria no dia 12 de junho daquele ano. A menor temperatura até o momento em 2018 no Estado é de 5,1ºC negativos em São José dos Ausentes no último dia 16 de junho.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios