Anúncios

Frente fria muda o tempo em São Paulo nesta quinta, traz chuva e será seguida por massa de ar frio com temperatura baixa | Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Previsão é de muita chuva e frio em São Paulo depois de uma quarta-feira que foi marcada pela presença do sol e o calor na capital paulista. Uma frente fria que avança neste momento pelo Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no Atlântico Sul e impulsionada por uma forte massa de ar frio para esta época do ano, vai mudar radicalmente o tempo em São Paulo nesta quinta-feira.

A temperatura máxima hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na capital paulista, chegou a 32,6ºC. Nesta quinta, entretanto, as máximas não repetem o calorão de hoje e o tempo muda com a chegada do sistema frontal.


O sol aparece com nuvens de manhã, mas a nebulosidade aumenta e da tarde para a noite se espera a ocorrência de chuva na cidade que não se descarta possa ser forte e com risco de temporal. Com isso, a temperatura vai entrar em acentuado declínio. Antes da chuva, a máxima pode chegar a valores de 26ºC a 28ºC, conforme o ponto da cidade.

A sexta-feira será um dia de tempo muito instável na cidade de São Paulo com tempo fechado pela abundante nebulosidade e chance de chuva a qualquer hora do dia. Não se pode afastar a possibilidade de chuva moderada a forte em alguns momentos. Com o tempo chuvoso, a temperatura pouco deve variar e as máximas tendem a se situar, no geral, entre os vários microclimas urbanos, entre 21ºC e 22ºC.

Veja no mapa acima a projeção de chuva para o estado de São Paulo nos próximos dias pelo modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas do site com quatro atualizações diárias de precipitação e outras variáveis meteorológicas.

A massa de ar frio não deve chegar a São Paulo com a mesma intensidade do Rio Grande do Sul, mas a queda maior da temperatura deve ocorrer no fim de semana na capital paulista, quando se projeta a atmosfera em altitude esteja mais resfriada.


No sábado, o dia ainda deve ter muitas nuvens com períodos de precipitação e ocasionais momentos de melhoria temporária. Já o domingo deve ter tempo mais aberto e o sol aparece com nuvens, apesar da possibilidade de momentos de nublado, sobretudo no Sul da cidade.

As madrugadas mais frias devem ser as do começo da semana que vem pela menor cobertura de nebulosidade que proporciona maior resfriamento noturno. As mínimas devem ficar entre 13ºC e 14ºC no domingo, na segunda e possivelmente ainda na terça. Em bairros do Sul da cidade de São Paulo, como em Parelheiros, marcas menores podem ser esperadas. O frio se limita ao período noturno e as tardes serão agradáveis com maior aquecimento na segunda e na terça com máximas acima de 25ºC.

Anúncios