Anúncios

Porto Alegre experimenta um dia com cara de inverno em plena segunda metade de novembro com céu encoberto, garoa e vento frio. A temperatura ao meio-dia no Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte da cidade, era de apenas 18ºC. A máxima média histórica desta época do ano na capital gaúcha é de 27,3ºC. Significa que a tarde desta quarta-feira terá temperatura ao redor de 8ºC a 9ºC abaixo do que é normal para esta época do ano, o que é um desvio enorme em se tratando da climatologia.

O tempo fechado e instável é consequência de uma frente fria que traz chuva especialmente na Metade Norte gaúcha no dia de hoje. Já a temperatura baixa e o vento são efeitos de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano que avança na retaguarda da frente e que começou a ingressar no Rio Grande do Sul.

Ao meio-dia, a temperatura era muito incomum para o horário nesta época do ano em várias cidades do interior gaúcho. Às 12h, estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam 11,3ºC em Canguçu, 12,7ºC em Encruzilhada do Sul, 14,5ºC em São Vicente do Sul, 14,7ºC em Camaquã e 14,8ºC em Santiago.

Frio na Argentina

O começo desta quarta-feira foi com temperatura muito baixa em parte da Argentina pela atuação da massa de ar frio que na segunda trouxe nevasca na Patagônia. As mínimas hoje caíram abaixo de zero ou ficaram ao redor de 0º C no interior da província de Buenos Aires com -0,9ºC em Tandil, 0,8ºC em Azul e Villa Reynolds, e 0,9ºC em Benito Juárez. Marcas inferiores à observada em Bariloche que teve mínima de 1,7ºC.

Ainda na província de Buenos Aires, Mar del Plata anotou hoje cedo 2,9ºC e fez 3,9ºC no Aeroporto Internacional de Ezeiza, localizado na região metropolitana da capital argentina. O frio volta a ser intenso no começo da quinta-feira na região com geada em pontos do Centro da Argentina já com a safra de verão em andamento.

Madrugadas frias no Rio Grande do Sul

As próximas madrugadas vão ser de frio no Rio Grande do Sul. Em dois momentos. Inicialmente, no Sul e na Campanha, as madrugadas mais frias serão as desta quinta e da sexta-feira. Marcas abaixo de 10ºC são esperadas em várias cidades com 5ºC a 7ºC em alguns pontos.

Com o vento calmo e o perfil muito seco da atmosfera, não se pode descartar geada fraca e isolada em pontos do Uruguai e região da fronteira. Baixadas da Serra do Sudeste também têm uma chance menor de geada amanhã cedo.

No segundo momento, as menores mínimas na Grande Porto Alegre e na Serra ocorrerão no sábado e no domingo, uma vez que nesta quinta haverá mais nuvens e chuva no Nordeste gaúcho enquanto na sexta-feira ainda se espera maior nebulosidade na madrugada.


Não são descartadas mínimas de 2ºC a 4ºC em baixadas da área de São José dos Ausentes no fim de semana, o que pode trazer a formação de geada na madrugada. Em Porto Alegre, o sábado pode ter 12ºC e o domingo 13ºC com marcas até 2ºC mais baixas em pontos da área metropolitana, como no Vale do Sinos e na área de Morungava, em Gravataí.

As tardes, predominantemente agradáveis no Rio Grande do Sul na quinta e na sexta, devem ficar mais quentes no fim de semana sob ar mais seco e o calor retorna para algumas regiões gaúchas. O começo da semana que vem, inclusive, deve ter forte calor no estado gaúcho com máximas acima de 35ºC em diversas cidades.

Anúncios