Anúncios

Volumes altos de chuva podem ser esperados em diversos pontos de Santa Catarina e do Paraná com o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. A instabilidade associada ao sistema frontal já afeta os dois estados nesta quarta-feira e vai prosseguir nesta quinta e ainda em parte da sexta-feira com os mais altos acumulados de precipitação projetados ao longo da quinta-feira.

Simepar/Reprodução

Imagem de radar do começo da noite desta quarta-feira mostrava a ocorrência de chuva em grande número de áreas dos territórios catarinense e paranaense com a atuação do sistema frontal que se desloca gradualmente para o Norte, impulsionado por uma massa de ar seco e frio que já abriu o tempo no Oeste e no Sul gaúcho na tarde de hoje.


Em Santa Catarina, a chuva das últimas horas somada até 19h de hoje havia alcançado 51 mm em Timbé do Sul, 48 mm em Ponte Alta do Norte e 34 mm em Lebon Régis, de acordo com dados da Epagri-Ciram e do Centro Nacional de Previsão de Desastres, mas a maior parte do estado catarinense apresentava até o horário volumes inferiores a 5 mm com marcas exíguas de precipitação em muitos municípios, notadamente no Oeste. No Paraná, até o início desta noite, a chuva acumulava 22 mm em Guaraniaçu, 21 mm em Nova Laranjeiras e 14 mm em Cascavel.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva em 48 horas até 9h da sexta-feira do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas e gráficos da página.

Observa-se que o modelo sinaliza chuva projeta precipitação próxima ou acima de 50 mm em diversos pontos, mas a chuva deve ser muito irregular e variável nos volumes de um ponto para outro. Setores isolados, conforme o indicado pelo modelo, poderia até mesmo registrar chuva superior a 100 mm neste período de 48 horas.


Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, não há mais previsão de chuva para o Oeste, o Sul e grande parte do Centro do Estado. Uma massa de ar frio de forte intensidade para novembro atua nesta quinta-feira no território gaúcho. Ao mesmo tempo frente fria traz muitas nuvens e chuva no Norte e no Nordeste do Estado, em regiões como o Alto Uruguai, Planalto, Serra, Aparados e Litoral Norte. No Centro, Oeste e no Sul, o sol predomina.

Na Grande Porto Alegre e nos vales, muitas nuvens com chance de chuva ou garoa em alguns momentos, mas com volumes muito baixos e sequer deve chover ou garoar em todos os pontos nesta quinta-feira. Devem, inclusive, ocorrer aberturas. Na sexta, a nebulosidade diminui mais no Norte e no Nordeste gaúcho com previsão de um fim de semana de tempo muito aberto com amplos períodos de céu claro no Rio Grande do Sul.

Anúncios