Anúncios

Onde vai mais chover no Brasil nesta semana? Os dados analisados pela MetSul indicam que os extremos do país devem concentrar os maiores acumulados de precipitação na semana que começam com os maiores volumes previstos para a Região Norte, o Norte da Região Nordeste e o Sul do Brasil.

Os maiores acumulados de chuva no Norte devem se concentrar nos estados do Acre, Amazonas e Pará. Em Roraima, assolado por graves incêndios, a chuva tende a ocorrer mais no Oeste e no Sul do estado enquanto em parte do seu território pouco deve chover.

Mais uma semana chuvosa deve agravar os problemas no Acre. O estado tem mais de três mil pessoas desabrigadas por conta das enchentes em rios e igarapés. São diversos municípios com problemas em consequência do excesso de chuva, incluindo a capital Rio Branco. Aos mais de três mil desabrigados se somam outros três mil desalojados.

No Nordeste do Brasil, os maiores volumes tendem a ocorrer no Maranhão, Norte do Piauí, Ceará e em diversos pontos do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A chuva pode ser por vezes intensa em pontos dos litorais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, inclusive em cidades como Natal, Fortaleza e São Luís.


Na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil a semana que começa não será de muita chuva, mas o calor deve formar áreas de instabilidades isoladas capazes de trazer chuva intensa de forma localizada por temporais isolados e passageiros típicos de verão.

No Sul do Brasil, conforme alerta publicado pela MetSul Meteorologia, a chuva aumenta nesta semana com um episódio de instabilidade que vai afetar os três estados da região. A chuva localmente pode ser volumosa. Alguns pontos do Sul do Brasil podem ter apenas nesta semana marcas de 100 mm a 200 mm, mas de forma isolada.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada prevista para os próximos sete dias a partir da rodada da 12Z (9h de Brasília) deste domingo do modelo meteorológico alemão, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Como se observa no mapa de chuva para esta semana, a chuva deve mais escassa em áreas do Brasil Central sob ar mais quente enquanto no Norte, em parte do Nordeste e no Sul do país vão se concentrar os maiores acumulados. Nestas áreas com um maior potencial de chuva volumosa crescem os riscos de transtornos por precipitação excessiva em algumas localidades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios