Anúncios

A previsão do tempo para o fim de semana de Dias dos Pais é de muito sol e calor no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco e quente atua no Sul do Brasil, atuando com maior intensidade sobre o estado gaúcho pela influência de corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que garante o aporte de ar quente, favorecendo temperatura muito acima dos padrões médios desta época do ano.

Mapa de anomalia de temperatura em superfície do modelo canadense para a tarde de sábado | MetSul

Mapa de anomalia de temperatura em superfície do modelo canadense para a tarde do domingo | MetSul

As primeiras horas deste sábado ainda têm nuvens altas em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Norte e no Leste do Estado, mas a nebulosidade se afasta e o sol vai predominar no território gaúcho com amplos períodos de céu claro no decorrer do dia. O céu estará azul em quase todo o Estado durante a tarde que vai ser muito agradável para os padrões de um mês de inverno.


O sábado começa um pouco frio ou ameno, conforme a região, e pode ter bancos muito isolados de nevoeiro ou neblina. Com o tempo muito aberto e uma massa de ar quente no Estado, a temperatura se eleva rapidamente durante a manhã e a tarde terá máximas altas para esta época do ano, inclusive com calor em algumas cidades.

A temperatura em Porto Alegre deve variar entre 12ºC de mínima e uma máxima de 26ºC ou 27ºC, mas pontos da área metropolitana podem bater entre 27ºC e 29ºC à tarde, o que também é esperado no Oeste e no Noroeste gaúcho.

Domingo de Dia dos Pais de sol

O Domingo de Dia dos Pais no Rio Grande do Sul será marcado por tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões durante a madrugada e o período. Com a atmosfera muito estável, o amanhecer deve registrar neblina e nevoeiro em setores bastante isolados.

Da tarde para a noite, entretanto, começam a ingressar nuvens no Estado a partir do Oeste e do Sul pela aproximação de uma frente fria que vai mudar o tempo entre segunda e terça-feira.

O dia começa ameno com mínimas acima dos 10ºC na maioria dos municípios e deverá ter uma tarde quente para agosto, com calor em diversas cidades, pela atuação de massa de ar quente sobre o território gaúcho, o que será excelente para os papais se divertirem com os filhos ao ar livre no churrasco de casa ou nos parques.

A temperatura mínima em Porto Alegre no domingo ficará ao redor de 14ºC ou 15ºC ao passo que a máxima à tarde pode bater em 27ºC ou 28ºC na maioria dos bairros.


Os vales, o Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul devem ter máximas mais altas, ao redor dos 30ºC ou até superando um pouco a marca em algumas localidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios