Anúncios

Frente fria muda o tempo no Centro da Argentina e no Uruguai com chuva e temporais neste começo de semana após vários dias com clima primaveril e até de verão em algumas províncias em que a temperatura destoou do padrão térmico típico de inverno na região.


O sistema frontal atinge primeiro neste domingo a região do Pampa da Argentina e trará chuva para a província de Buenos Aires. Na sequência, a frente alcançará o Uruguai. No território uruguaio, a instabilidade deve ser maior durante a segunda-feira. Na passagem do sistema pela região do Prata, a chuva pode ser localmente forte e acompanhada por raios e temporais localizados de vento e granizo.

Os maiores volumes de chuva deverão se concentrar na província de Buenos Aires e na parte Centro-Sul do Uruguai. Na maioria dos locais, os volumes devem ficar entre 30 mm e 50 mm com acumulados em algumas áreas de 50 mm a 75 mm, e que pontualmente vão ficar entre 75 mm e 100 mm. As capitais Montevidéu e Buenos Aires podem ter alguns momentos de chuva forte com raios e não se descarta granizo.

Calor precede chuva

Os últimos dias foram quentes na capital da Argentina para os padrões de agosto, mas o tempo quente não se limitou à cidade de Buenos Aires. No interior do país, o calor se fez presente. A máxima do sábado em Rivadávia, na província de Salta, chegou aos 38ºC. Os termômetros indicaram ainda 35,1ºC em Las Lomitas (Formosa), 34,9ºC em Presidência Roque Saenz Peña (Chaco) e 32,6ºC no aeroporto da cidade de Corrientes, província de Corrientes. No Uruguai, a máxima bateu em 28,2ºC em Artigas.


Frio e neve no Sul do continente

Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio vai avançar para o Centro da Argentina e o Uruguai. Ar polar trouxe muito frio e neve para o Sul do continente durante o sábado com queda de neve forte em Punta Arenas, no Chile, e em Ushuaia, província da Terra do Fogo. Apesar de estar nevando pouco mais ao Norte da Patagônia neste inverno, a área de Ushuaia tem recebido precipitações de neve com frequência e algumas de forte intensidade, como foi o caso do sábado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios