A 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre ocorre neste fim de semana com a participação de 16 mil atletas de 16 países. Neste sábado, ocorrem a meia-maratona e a corrida rústica, com 7 quilômetros pela Orla do Guaíba. Amanhã, será a vez da maratona. Nos dois dias, a largada ocorre em frente ao BarraShoppingSul.
As condições do tempo não poderiam ser melhores para os dois eventos. A meia-maratona neste sábado ocorre com céu claro em Porto Alegre e a previsão do tempo da MetSul para a hora da maratona no domingo também aponta excelentes condições atmosféricas.
A previsão é outra vez de céu claro ou nebulosidade escassa com sol durante a 38ª Maratona de Porto Alegre neste domingo, entretanto não se pode descartar neblina ou nevoeiro perto do Lago Guaíba que rapidamente se dissipa no começo da manhã.
A temperatura ao amanhecer na cidade vai estar ao redor de 11ºC a 13ºC, mas perto do Guaíba a temperatura é um pouco mais alta e estará em torno de 13ºC a 14ºC na largada. No decorrer do percurso, as marcas se elevam e no meio da manhã vão estar em torno de 18ºC a 19ºC.
O Rio Grande do Sul está sob a influência neste fim de semana de um grande centro de alta pressão de 1.020 hPa junto à costa do Sudeste do Brasil que garante tempo firme com muito sol. A amplitude térmica é grande com frio cedo da manhã e temperatura muito agradável durante a tarde.
Este ano a maratona internacional tem como novidade a inclusão, no percurso dos 42.195 metros, da região do Centro Histórico, valorizando ainda mais os pontos turísticos da cidade. O evento também terá a maior premiação de sua história, cerca de R$ 180 mil em dinheiro, sendo R$ 30 mil aos campeões masculino e feminino.
A largada é na avenida Diário de Notícias e segue pela Padre Cacique – Fernando Lucio Costa – Edvaldo P. Paiva – Ipiranga – Edvaldo P. Paiva – Padre Cacique – Diário de Notícias – Guaíba – Copacabana – Sgt. Nicolau Dias de Farias – rua Dr. Barcellos – Wenceslau Escobar – Diário de Notícias – Padre Cacique – Fernando Lucio Costa – Edvaldo P. Paiva – Aureliano F. Pinto – Augusto de Carvalho – Loureiro da Silva – Antônio C. Guimarães – João Pessoa – Azenha – Damasco – Érico Veríssimo (corredor de ônibus) – Aureliano F. Pinto – Praia de Belas (direita) – Borges de Medeiros (direita) – Viaduto dos Açorianos – Paço dos Açorianos (alça de acesso) – Loureiro da Silva – Pres. João Goulart – Siqueira Campos – Borges de Medeiros – Mauá – Pres. João Goulart – Edvaldo P. Paiva – Padre Cacique – Diário de Notícias.
Haverá impacto no itinerário de 52 linhas de ônibus que circulam pelas regiões Sul e central da cidade e cinco linhas de lotação, de acordo com a Prefeitura de Porto Alegre. Em alguns pontos haverá a montagem de terminais temporários para atender ao usuário do transporte coletivo, informou a municipalidade.