Anúncios

Vem aí nesta semana o primeiro calor em pleno inverno climático (trimestre junho a agosto). A semana que começa será marcada por temperatura acima da média no Rio Grande do Sul e na maior parte das latitudes médias da América do Sul com marcas elevadas para esta época do ano, aponta análise da MetSul Meteorologia.

O que vai ocorrer? Depois da passagem de uma frente fria de escassa atividade com chuva irregular e breve queda da temperatura neste início de semana, ar mais quente vai rapidamente tomar conta do Centro e o Nordeste argentino, o Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil.

De terça em diante, a temperatura sofrerá escalada gradual com maior aquecimento previsto para a segunda metade da semana. Os dias mais quentes devem ser a sexta-feira e o sábado, quando as máximas devem ficar quase 10ºC acima do que é normal para o mês de junho.

Marcas de 26ºC a 28ºC devem ser esperadas em grande número de municípios gaúchos na segunda metade da semana com máximas em algumas cidades que ficarão perto ou ao redor de 30ºC.

Entre as regiões do estado que devem ter máximas próximas e ao redor de 30ºC na segunda metade desta semana estão os vales, a Grande Porto Alegre e o Noroeste gaúcho. Para se ter ideia, a máxima média histórica da capital em junho, conforme dados da série 1991-2020 da estação do Jardim Botânico, é de 20,3ºC.

Significa que as tardes no final da semana terão máximas quase 10ºC acima da média da época do ano, o que em se tratando de junho não é tão comum de ocorrer, afinal o mês de junho é o segundo mais frio do ano na climatologia de Porto Alegre e da maioria das cidades gaúchas.

Este período de temperatura alta será o primeiro de vários neste inverno climático. Embora se preveja dias frios e alguns gelados nesta estação, o inverno de 2023 deve ser de temperatura acima da média com um número maior de dias quentes ou de temperatura agradável do que o habitual.

O maior aquecimento no final desta semana será resultado de um quadro pré-frontal que favorecerá o ingresso de ar mais quente, gerando grandes anomalias positivas de temperatura no Rio Grande do Sul e outras áreas da região.

A frente fria traz chuva para o estado gaúcho no próximo fim de semana, colocando fim ao período quente fora de época. Uma massa de ar frio avançará na retaguarda da frente fria e trará acentuado resfriamento no começo da semana que vem.

Por isso, a tendência é que a próxima semana seja bastante diferente com o frio tradicional de inverno e a possibilidade de alguns dias com frio mais intenso na madrugada e com geada em um grande número de localidades gaúchas.