Anúncios

Sol que predominou no fim de semana em Porto Alegre vai prosseguir durante a semana com períodos de nuvens baixas | Fernando Oliveira

A semana que começa será muito diferente da última. Não terá nevada, até porque a que ocorreu na quarta e no começo da quinta só ocorre com intensidade e abrangência vistas a cada uma década em média, e tampouco vai registrar frio extremo com marcas tão baixas quanto 10ºC abaixo de zero com sensação de 20ºC negativos da semana que passou. Isso, contudo, não significa que deixará de fazer frio. O frio é que passará aos padrões que são normais para o inverno no Sul do Brasil.


A semana começa com uma madrugada fria no Rio Grande do Sul. O sol aparece em quase todo o Estado nesta segunda-feira, mas com nuvens. Maior presença de nuvens é esperada no Sul gaúcho com período de nublado a encoberto. Não se pode descartar chuva isolada em pontos dos Aparados da Serra, da região de Torres e do Sul e do Leste catarinense da tarde para a noite.

O começo do dia é ainda frio e com formação de geada em diversas regiões, especialmente em baixadas da Metade Norte e em pontos do Oeste, da Campanha e do Sul gaúcho. Na fronteira com o Uruguai e na Campanha mínima de 0ºC a 2ºC em vários pontos. A região de Porto Alegre deve amanhecer com mínimas entre 5ºC e 7ºC.

Espera-se nevoeiro e neblina com nuvens baixas no começo do dia no Sul e no Leste do Estado com chance até de garoa em alguns pontos. A MetSul destaca ainda a possibilidade de nevoeiro costeiro, sobretudo no Litoral Sul, o que se verificou hoje na costa do Uruguai.

Já a tarde será amena com máximas menores que no fim de semana, mas agradáveis na maioria das localidades. Grande parte do Rio Grande do Sul deve ter uma tarde com os termômetros marcando entre 16ºC e 18ºC. Porto Alegre e região devem ter máximas em torno de 17ºC ou 18ºC. O Noroeste aquece mais e deve passar dos 20ºC.


A semana que começa terá o predomínio do tempo firme no Sul do Brasil com muitos dias de nevoeiro e neblina ao amanhecer em diversos pontos. As precipitações serão um tanto escassas e devem se limitar mais ao Leste-Nordeste de Santa Catarina e ao litoral do Paraná, estendendo-se pelas áreas costeiras de São Paulo.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

As madrugadas seguem frias e o amanhecer da terça deve ser mais frio que o da segunda, entretanto na segunda metade da semana aquece e tanto as mínimas como as máximas terão rápida elevação com ar mais quente ingressando. As tardes no final da semana vão ser, inclusive, quentes para a época do ano em diversas cidades.

Anúncios