Anúncios

Região de Sobradinho foi uma das que teve muitas marcas negativas e bastante geada desde a metade da semana passada | Iara Krisna Puntel

O Rio Grande do Sul completou nesta segunda-feira sete dias seguidos com registro de temperatura negativa no que é o 48º dia do ano com mínima abaixo de zero no Estado. A temperatura começou a desabar na última terça, 27 de julho, com o ingresso de poderosa massa de ar polar que trouxe muito frio a partir da noite, quando ocorreram as mínimas daquele dia. Entre 23h e 0h da última terça, a temperatura caiu para -2,3ºC em São José dos Ausentes.

Na quarta-feira (28), o dia da neve e de outras formas de precipitação invernal em metade do Rio Grande do Sul com a circulação ciclônica interagindo com o ar gelado, quase 60 municípios já amanheceram com temperatura abaixo de zero. Destacaram-se as mínimas ao amanhecer de -5,4ºC em C     apão Bonito do Sul, -4,8ºC em Soledade, -4,0ºC na cidade de Espumoso, -3,8ºC em Farroupilha, -3,8ºC em São José dos Ausentes, -3,6ºC em Tio Hugo, -3,4ºC em Bom Jesus e Quatro Irmãos, -3,3ºC em São José do Ouro, -3,2ºC em Getúlio Vargas, e -3,1ºC em Santa Rosa.


Na quinta (29), quando partes da Serra, do Planalto e dos Campos de Cima da Serra tiveram um amanhecer com a paisagem coberta de neve pela forte nevada da noite e da madrugada, mínimas ainda mais baixas ocorreram no Rio Grande do Sul e em um grande número de municípios. Os termômetros indicaram ao amanhecer, por exemplo, -5,5ºC em Carazinho, -4,6ºC em São José dos Ausentes, -4,5ºC em Espumoso, -4,4ºC em Soledade, -4,2ºC em Bom Jesus e Quatro Irmãos, -4,1ºC em Getúlio Vargas, -4,0ºC em Vacaria, -3,8ºC em Santa Rosa, -3,3ºC em Cruz Alta, -3,2ºC em Palmeira das Missões e em Serafina Correa, -3,1ºC em Quaraí, -3,0ºC em Júlio de Castilhos, -2,7ºC em Cambará do Sul e Santo Angelo, -2,4ºC em Caxias do Sul, e -2,0ºC em Camaquã.

O amanhecer da sexta (30) foi o mais gelado da onda de frio. Quase 80 municípios com estações meteorológicas tiveram mínimas negativas, mas, na prática, a maior parte das 497 cidades gaúchas amanheceu com marcas abaixo de zero em razão da maioria não ter monitoramento meteorológico. A menor temperatura ocorreu em Vacaria com -7,2ºC e municípios da Grande Porto Alegre também tiveram marcas negativas.


O frio começou a perder força no fim de semana e o número de cidades com registro de mínimas negativas diminuiu muito. Mesmo assim, o amanhecer do sábado (31) ainda teve um grande número de localidades com marcas abaixo de zero e mínima muito baixas durante a madrugada e o amanhecer. Os termômetros indicaram, por exemplo, -5,7ºC em São José dos Ausentes, -4,2ºC em Vacaria, -3,9ºC em Soledade, -3,6ºC em Bom Jesus, -3,4ºC em São Francisco de Paula, -2,8ºC em Canela, -2,7ºC em Serafina Correa, -1,9ºC em Santa Rosa e -0,6ºC em Farroupilha, dentre outros municípios com marcas abaixo de zero no começo do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Ontem, domingo (1/8), com o ar polar ainda mais enfraquecido, o número de municípios gaúchos com estações que tiveram mínimas negativas foi muito mais diminuto e chegou a apenas nove. A temperatura baixou a -3,9ºC em Pinheiro Machado, -2,1ºC em Soledade, -2,0ºC em São José dos Ausentes, -1,4ºC em Pelotas, -0,7ºC em Canela, -0,6ºC em Chapada e São Francisco de Paula, e -0,2ºC em Espumoso e Pedras Altas. Por fim, nesta segunda-feira (2), estações de dois municípios tão-somente registraram marcas abaixo de zero. Foram os casos de Soledade com -0,9ºC e São José dos Ausentes com -0,2ºC.

Anúncios