Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para altos volumes de chuva em pontos do Leste do Paraná, na região costeira e na Serra do Mar, e em áreas do Sul e do Leste do estado de São Paulo, no Sudeste do Brasil, entre hoje e amanhã. A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica a possibilidade de chuva localmente forte a torrencial nestas áreas, sobretudo no Leste paulista.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 72 horas em São Paulo e no Sul do Brasil do modelo WRF, disponível ao assinante com duas atualizações diárias, na seção de mapas do site. Observa-se a tendência de chuva com acumulados acima de 100 mm e em alguns pontos isolados até de 150 mm a 200 mm, o que traz o risco de alagamentos, inundações repentinas e mesmo a possibilidade de deslizamentos em áreas de encostas.



Com a atuação de uma frente fria na região e o ingresso de vento mais úmido e frio vindo do oceano por conta de uma massa de ar frio, a umidade oceânica ao encontrar o relevo destas regiões favorece a ocorrência de chuva orográfica (induzida pelo relevo) e que pode ser muitas vezes excessiva e com acumulados acima dos projetados pelos modelos numéricos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios