A chuva avança pelo Rio Grande do Sul nas primeiras horas do inverno, entre a tarde e a noite desta quarta-feira, mas a instabilidade é fraca na grande maioria das áreas do estado. O início da estação tem muitas nuvens no território gaúcho com predomínio de céu encoberto em quase todos os municípios.

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do meio-dia desta quarta-feira mostrava grande quantidade de nuvens cobrindo o Rio Grande do Sul, o que deixava o tempo fechado e com maior umidade no estado.


A instabilidade é consequência de uma área de baixa pressão atmosférica, que é pouco profunda e, por isso, não traz instabilidade mais severa ou fenômenos de grande impacto, ao contrário do ciclone do final da última semana.

Os acumulados de chuva em 12 horas até o final da manhã eram irrisórios na maioria dos locais em que já havia chovido com marcas abaixo de 10 mm e em grande parte inferiores aos 5 mm.

À medida que a instabilidade avança de Oeste para Leste, chove em todas as regiões do estado da tarde para a noite desta quarta-feira. Em Porto Alegre e região metropolitana, a chuva deve se concentrar entre esta segunda metade do dia de hoje e as primeiras horas na quinta.


A previsão é que na esmagadora maioria das cidades do Rio Grande do Sul os volumes de chuva acumulados até amanhã sejam baixos. Excepcionalmente, pontos isolados podem ter volumes maiores, mas não se antecipa que sejam excessivos.

Com efeito, a MetSul mais uma vez enfatiza que este evento de chuva não tem nada de anormal ou severo. Os volumes não devem ser suficientemente altos para provocar repique de cheias e os rios tendem a seguir baixando. Não há previsão de chuva excessiva para as localidades mais atingidas pelo ciclone da última semana.

Amanhã, o tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul e o sol torna a aparecer com nuvens, mas em cidades mais ao Norte e ao Leste do estado ainda se espera maior presença de nuvens e chance de precipitação fraca.

Na sexta-feira, por fim, o sol até aparece com nuvens em diferentes pontos do estado, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva e garoa em diversas regiões no decorrer do dia, novamente sem expectativa de grande acumulados na maioria das localidades.