A MetSul Meteorologia reforça o alerta de alto risco de enchente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por um episódio de chuva excessiva a potencialmente extrema que deve atingir o Sul do Brasil até a segunda-feira (31) com altíssimo risco de alagamentos, inundações e cheias de rios.

Mapa de risco de enchente

Projeção do modelo hidrológico indica risco de enchente média (amarelo), grande (vermelho) a muito grande (lilás) em rios do Nordeste gaúcho e de Santa Catarina |ECMWF

O mapa acima mostra a projeção do modelo hidrológico para os próximos dias do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) em que se observa que vários rios devem apresentar cheia com maior severidade em bacias do Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Centro, Sul, Leste e o Nordeste de Santa Catarina.

Os maiores volumes de chuva tendem a se concentrar no Norte e no Nordeste gaúcho e do Centro para o Leste de Santa Catarina com acumulados excessivos em vários pontos, o que vai trazer cheias em rios com nascentes ou que cortam estas regiões.

Assim, há um elevado risco de cheias de rios com enchentes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Vários rios podem superar as cotas de inundação nos dois estados com elevada probabilidade de inundações em áreas urbanas e rurais.

No Rio Grande do Sul, a MetSul Meteorologia entende, considerando onde mais deve chover, que os rios de maior risco são o Uruguai, Jacuí, Taquari e Caí. Deve chover muito nos Campos de Cima da Serra e no Leste do Planalto, onde nascem os rios Taquari, Caí e Jacuí.

Os volumes podem ser especialmente altos entre o Alto Uruguai, Campos de Cima da Serra e a área do Planalto Sul Catarinense, onde está o Rio Pelotas que é a nascente do Rio Uruguai. Desta forma, o Uruguai deve subir muito nas regiões do Médio e Alto Uruguai na semana que vem com a onda de vazão avançando depois pelo curso do rio para a Fronteira Oeste.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

Uma vez deve chover muito nos Campos de Cima da Serra, onde estão as nascentes dos rios Caí e Taquari, há risco de cheias de maior proporção nos dois rios que desembocam depois no Guaíba.

Assim, o Guaíba em Porto Alegre também deve ter cheia e é alta a probabilidade que supere a cota de alerta de 2,50 metros com alagamentos nas ilhas com necessidade de desligamentos por segurança no bairro Arquipélago na semana que vem. Preocupa que entre sexta (4) e sábado (5/9) pode entrar uma massa de ar frio forte com vento Sul forte, represando o Guaíba com forte elevação súbita do nível justamente quando o nível já estará alto pela vazão dos rios que vai chegar ao longo da semana que vem.

O cenário é de risco hidrológico também em Santa Catarina, onde vários rios devem se elevar com probabilidade de atingimento de cota de inundação em alguns pontos. Isso inclui bacias do Meio-Oeste, Sul catarinense e o Vale do Itajaí.

Onde vai chover mais com risco de enchente?

Como já destacado pela MetSul Meteorologia, este é um episódio de instabilidade de longa duração associado a um rio atmosférico que vai canalizar enorme quantidade de umidade da região amazônica para o Sul do Brasil, trazendo uma sequência de dias de chuva e que será forte a intensa em alguns momentos com elevados volumes.

A instabilidade teve início ontem (27) com chuva forte e temporais de granizo no Sul do estado e hoje a instabilidade alcança maior número de cidades, especialmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. Mais ao Noroeste e ao Norte do estado, o sol ainda aparece com calor.

Os mapas abaixo, que podem ser consultados a qualquer hora pelo assinante mostram as projeções de chuva acumulada em sete dias no Sul do Brasil do modelo canadense (CMC), alemão (Icon) e do Centro Europeu (ECMWF).

Leia tambémMeteorologista Luiz Nachtigall: começo de setembro preocupa

Mapa de modelo com projeção de chuva

METSUL

Mapa de modelo com projeção de chuva

METSUL

Mapa de modelo com projeção de chuva

METSUL

Como se observa, a chuva deve passar de 100 mm em vários pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os maiores volumes se dariam no Norte e no Nordeste gaúcho, especialmente entre o Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte com 100 mm a 200 mm, mas marcas isoladas superiores. Os volumes devem ser altos a excessivos ainda em parte de Santa Catarina, especialmente no Meio-Oeste, Sul, Leste e o Nordeste catarinense.

Neste fim de semana, a chuva diminui do Centro para o Sul gaúcho e até para em vários pontos da Metade Sul com melhora do tempo, mas aumenta no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Na segunda (31), pode chover e isoladamente até excessivamente entre o Norte gaúcho e o Paraná, especialmente na divisa gaúcha e catarinense, entre o Alto Uruguai e os Campos de Cima da Serra.

RISCO DE INUNDAÇÕES, DESLIZAMENTOS E QUEDAS DE BARREIRAS

Alerta-se que a chuva excessiva a extrema nos próximos dias deve trazer problemas e transtornos no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarin. Estatísticas históricas do Brasil e do exterior mostram que o excesso de chuva causa mais vítimas fatais que vento forte ou tempestades, assim chuva extrema é situação de elevado perigo.

Enfatizamos que a chuva em alguns momentos deve ser forte a torrencial com acumulados muito altos em curto período (50 mm a 100 mm em poucas horas), o que pode trazer alagamentos e inundações repentinas tanto em áreas urbanas como em rurais.

Será muito alto o risco de deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Devem ocorrer ainda quedas de barreiras que podem gerar bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais. Algumas estradas, particularmente municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água. Com a perspectiva de forte correnteza, trechos alagados devem se terminantemente evitados sob perigo de acidentes fatais.

COMO CONSULTAR OS MAPAS DE CHUVA A QUALQUER HORA

Todos os mapas de chuva deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda os nossos modelos WRF de altíssima resolução da MetSul.