Anúncios

Previsão do tempo para hoje indica muito sol e calor intensom a extremo no Rio Grande do Sul | ANDERSON ALVES

Os gaúchos vão enfrentar nesta quarta-feira um dia ainda mais quente que ontem à medida que a massa de ar seco e quente sobre o estado ganha força. Há um alerta meteorológico por onda de calor da MetSul vigente até o final da semana (leia o alerta) com temperatura extremas no estado.

Ontem, as máximas no Oeste gaúcho atingiram 40,7ºC em Uruguaiana, 40,3ºC em Quaraí, 39,7ºC em São Borja, 39,3ºC em Alegrete e 38,5ºC em São Luiz Gonzaga. As máximas de São Borja e de Uruguaiana foram as mais altas até agora deste verão. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 36,5ºC.


O Rio Grande do Sul vai ter uma quarta-feira com a presença do sol em todas as áreas do estado. Muitas cidades terão amplos períodos de céu claro, entretanto nuvens se formam no decorrer do dia na maioria dos municípios, sobretudo nas Metades Oeste e Norte. Não se pode afastar chuva extremamente isolada de verão no setor Oeste da tarde para a noite.

Os índices de umidade seguem muitos baixos durante a tarde com valores abaixo dos 30% em muitos municípios. Ontem, a umidade do ar atingiu 11% no Oeste gaúcho e era menor que no deserto do Atacama (leia mais).


Uma vez que a massa de ar já muito quente sobre o estado ganha ainda mais força a temperatura subirá ainda mais. A quarta-feira já começa quente no estado e nas primeiras horas do dia a temperatura estava em 30ºC em Uruguaiana.

Já no meio da manhã de hoje diversos municípios devem ter forte calor com marcas em alguns de 32ºC a 35ºC, antes de uma tarde que promete ser tórrida com máximas ao redor ou acima de 35ºC na maior parte das cidades gaúchas e em torno ou superiores a 40ºC em algumas. O calor será mais intenso no Oeste, no Noroeste, no Centro do estado, nos vales e na área metropolitana.

Na Grande Porto Alegre, o sol predomina com amplos períodos de céu claro mais uma vez nesta quarta-feira, mas parte do dia deve ter algumas poucas nuvens no céu. O ar muito seco e quente segue definindo as condições do tempo e a temperatura se eleva ainda mais hoje com máximas de 36ºC a 38ºC na maioria das cidades da região metropolitana. Porto Alegre deve ter 36ºC a 37ºC à tarde.

Anúncios