Anúncios

O Rio Grande do Sul registrou umidade em níveis desérticos em algumas cidades nesta terça-feira. Grande parte do território gaúcho enfrentou uma tarde com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30% e que caíram a 10% no Oeste do estado, onde as máximas passaram dos 40ºC.


De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os menores índices de umidade do ar nesta terça foram de 11% em Quaraí, 13% em Uruguaiana, 14% em São Borja, 15% em Alegrete e 19% em Santiago, todos municípios da Metade Oeste do estado.

Estações anotaram ainda valores de umidade de 20% em São Gabriel, São Luiz Gonzaga e Rio Pardo, 21% em Livramento e Santa Rosa, 22% em Campo Bom e Encruzilhada do Sul, 23% em Dom Pedrito, 24% em Bagé e Soledade, 25% em Santa Maria, Caçapava do Sul e Serafina Corrêa, 26% em Cruz Alta, Lagoa Vermelha e Ibirubá, 27% em Tupanciretã e Bento Gonçalves, e 28% em Passo Fundo. Em Porto Alegre, a umidade desceu a 36% no Jardim Botânico.


Para se ter ideia, grande parte do Rio Grande do Sul estava mais seco na tarde de hoje que o principal aeroporto da região do Atacama, uma das áreas mais áridas da América do Sul e do planeta. Às 15h, hora de Brasília, a umidade relativa do ar no aeroporto de El Loa, em Calama, no Chile, era de 32%.

O ar muito seco favoreceu a acentuada elevação da temperatura. Conforme dados de estações oficiais, do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no Oeste gaúcho na tarde de hoje atingiram 40,7ºC em Uruguaiana, 40,3ºC em Quaraí, 39,7ºC em São Borja, 39,3ºC em Alegrete e 38,5ºC em São Luiz Gonzaga. As máximas de São Borja e de Uruguaiana foram as mais altas até agora deste verão (leia alerta especial sobre o calor).

O Rio Grande do Sul vai ter uma quarta-feira com a presença do sol em todas as áreas do estado. Muitas cidades terão amplos períodos de céu claro, entretanto nuvens se formam no decorrer do dia na maioria dos municípios, sobretudo nas Metades Oeste e Norte. A massa de ar já muito quente sobre o estado ganha ainda mais força e a umidade voltará a ser muito baixa durante a tarde.

Anúncios