Anúncios

A maioria das cidades gaúchas não teve chuva, como esperado e previsto nesta quinta, mas choveu em regiões para onde o prognóstico da MetSul Meteorologia indicava precipitações. Nos dois extremos do estado, principalmente, na Fronteira Oeste e na costa, junto ao Leste gaúcho.

A circulação de umidade marítima provocou o avanço de nuvens de desenvolvimento vertical do tipo Cumulus do mar para o continente com chuva em diversos pontos do Litoral Norte nas primeiras horas do dia. Chegou a chover forte em alguns pontos.


Estações registraram 25 mm em Itati, 20 mm em Maquiné, 19 mm em Terra de Areia e 10 mm em Três Forquilhas, todos municípios do Litoral Norte junto à Serra do Mar. A umidade vinda do mar encontrou a barreira da Serra e gerou nuvens de chuva orográfica (associada ao relevo) sobre a área serrana.

No Oeste, a quinta-feira foi mais um dia de muito calor. Desde o começo da semana, a região tem enfrentado máximas perto ou acima dos 40ºC. Hoje, as estações oficiais indicaram à tarde no Oeste máximas de 38,5ºC em Uruguaiana, 38,2ºC em Quaraí e 38,1ºC em São Borja.


O intenso calor e a umidade formaram áreas de instabilidade sobre as províncias argentinas de Corrientes e Misiones que se estenderam à Fronteira Oeste na região de São Borja, onde houve chuva localmente forte e temporal isolado com queda de granizo.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta, porém com nuvens. Momentos de maior nebulosidade devem ser esperados em algumas regiões. A circulação marítima ainda traz chance de garoa ou chuva em pontos da costa.

A temperatura sobe mais que hoje na maioria das cidades e o calor gera nuvens localizadas que provocarão chuva muito isolada da tarde para a noite no interior, sobretudo na Metade Norte. Risco de temporais bastante localizados. A tarde é quente com máximas ainda muito altas e perto de 40ºC no Oeste gaúcho. Na Grande Porto Alegre, máxima de até 34ºC.

Áreas de instabilidade vão avançar pelo Rio Grande do Sul no fim de semana com chuva mais ampla e na maioria das localidades, mas os volumes vão variar muito de um ponto para outro. Podem ocorrer temporais isolados no fim de semana que será muito quente em parte do estado, como nos vales e na Grande Porto Alegre.

Anúncios