Anúncios

Livramento teve chuva neste Domingo de Páscoa. Previsão do tempo da MetSul indica mais chuva para o Oeste e o Sul gaúcho nesta segunda-feira. | ANDERSON ALVES

Abril vai começar com temperatura alta e chuva em diferentes pontos do Sul do Brasil, prevê a MetSul Meteorologia. A instabilidade deve afetar principalmente pontos do Rio Grande do Sul e do Paraná enquanto em Santa Catarina chuva apenas em pontos muito isolados e em poucos lugares.

Março se despediu com calor de verão no Sul do Brasil. Grande parte das cidade do Rio Grande do Sul superou os 30ºC neste domingo. Na rede oficial, a máxima atingiu 34,4ºC em São Luiz Gonzaga. Na Grande Porto Alegre, a temperatura foi a 33,9ºC em Campo Bom enquanto na capital fez 32,6ºC, marcas elevadas para esta época do ano.

Calor também marcou o Domingo de Páscoa no restante do Sul do Brasil. No Paraná, algumas cidades passaram dos 35ºC. Fez 37,4ºC em Paranapoema; 36ºC em Diamante do Norte; e 35,6ºC em Marechal Cândido Rondon. Santa Catarina teve 34,5ºC em Indaial.

O tempo, contudo, começou a mudar já neste Domingo de Páscoa no Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumentou com a formação de áreas de instabilidade e choveu em pontos do Noroeste, do Oeste e do Sul gaúcho na tarde deste domingo.


A rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia havia registrado em suas estações meteorológicas até o fim da tarde acumulados de 18 mm em Livramento, 10 mm em Alegrete, 4 mm em Dom Pedrito, 3 mm em São Gabriel e 2 mm em Quaraí.

A instabilidade prossegue neste começo de semana. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda, mas no Oeste e no Sul haverá maior nebulosidade com chuva em vários pontos ao longo do dia. Instabilidade maior é prevista entre a Campanha e o Sul do estado, onde em alguns pontos pode chover localmente forte e com risco marginal de temporais isolados.

Modelo Icon indica risco de chuva forte isolada nesta segunda no Sul gaúcho | METSUL

Não se afasta que a instabilidade alcance alguns pontos do Centro do estado durante esta segunda. Já na Metade Norte, o tempo firme predomina sob massa de ar quente. Por isso, aquece menos no Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte abril começa com calor de verão.

Na Grande Porto Alegre, o dia é de sol e nuvens com tarde de 31ºC a 33ºC. Na terça, o tempo muda na região metropolitana com aumento de nuvens, alguma possibilidade de precipitação, que não deve ter volumes altos se ocorrer, e queda de temperatura.

Em Santa Catarina, a segunda é de sol, nuvens e calor, forte a intenso para abril em algumas cidades. Qualquer instabilidade, se ocorrer, será muito isolada. No Paraná, onde o dia tem sol, nuvens e calor, áreas de instabilidade atuam com chuva mais da tarde para a noite e afetam principalmente pontos do Centro para o Noroeste do estado, não se afastando chuva forte ou temporal em pontos isolados.

A MetSul faz questão de enfatizar que a chuva no Sul do Brasil neste começo de semana será por demais irregular. Assim, enquanto alguns pontos podem ter chuva forte é muito possível que em algumas cidades sequer chova. No geral, na maioria das cidades que vierem a ter chuva, os volumes não tendem a ser altos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios