Uma névoa excepcionalmente rara de poeira do Saara cobriu a Suíça e o Sudeste da França neste fim de semana, gerando alertas de saúde pública enquanto uma tonalidade amarela tingia o céu. A poeira deixou a neve laranja nos Alpes. O fenômeno, que começou na sexta-feira na Suíça, traz consigo “uma deterioração muito clara da luz solar e da visibilidade. Somado a isso está um aumento nas concentrações de partículas finas”, postou o serviço meteorológico MeteoSuisse no X.
Com a poeira concentrada a menos de 3.000 metros de altitude, a qualidade do ar foi especialmente afetada, com o monitoramento da qualidade do ar indicando elevados níveis de material particulado na atmosfera. Os cálculos estimam que a quantidade de poeira atingiu cerca de 180 mil toneladas, o dobro dos níveis registados durante eventos semelhantes recentes, disse Roman Brogli, meteorologista da SRF Meteo.
Na vizinha França, as autoridades locais do Sudeste e do Sul anunciaram que o limite de poluição atmosférica foi ultrapassado no sábado, com o departamento de Herault a pedir aos residentes que evitem esforços físicos intensos, especialmente aqueles com problemas cardíacos ou respiratórios.
A nuvem de poeira do Saara deixou a neve laranja nas montanhas e em estações de esqui na Itália, França e Suíça, especialmente na região dos Alpes. Embora seja um fenômeno natural e que já ocorreu, este episódio foi mais intenso que os anteriores.
Some parts of #Europe are covered in a rare dusty haze kicked up by the #Sahara desert.
The dust turned skies over parts of 🇫🇷 #France 🇨🇭 #Switzerland 🇮🇹 #Italy and southern 🇩🇪 #Germany an orange hue.#Italia #Schweiz #Deutschland #Alpi #Alpes #Alpen #Italian #Deutsch #Francaise pic.twitter.com/kvGZHQEB54— Gabriele M. (@Gabriele_M24) March 31, 2024
Autre vue de l'ambiance très particulière ce samedi dans les #Alpes avec un ciel rendu très orangé par les poussières de #sable du #Sahara.
Webcam de la station de Pra Loup (04) via @skaping pic.twitter.com/98o9qp18Ej— Meteo60 (@meteo60) March 30, 2024
Good afternoon everyone,
Saharan dust has casued the ski slopes in Livigno northern Italy to turn an orange colour over the last few days..
I suppose it better then yellow snow!!Kind regards
KWT Dave. pic.twitter.com/Rp3uW5HiGD— Kernow Weather Team (@KWTWeather) March 31, 2024
O deserto do Saara libera de 60 a 200 milhões de toneladas de poeira mineral por ano. Enquanto as partículas maiores retornam rapidamente à Terra, as menores podem viajar milhares de quilômetros. Vento chamado de Sirco transporta o material particulado do deserto para o continente europeu.
Following last week's episode over the Iberian Peninsula, a new massive #SaharanDust storm has engulfed the skies of the central Mediterranean Basin
⬇️ On 28 March, it covered 🇮🇹🇲🇹🇬🇷🇱🇾🇹🇳, as seen in this #Sentinel3 🇪🇺🛰️image of the same day pic.twitter.com/ThzYCm2YnO
— Copernicus EU (@CopernicusEU) March 28, 2024
Easter under yellow sky!
The whole #Italy, and part of #Europe, are covered by a thick cloud of #Saharandust, as shown in the #Copernicus #Sentinel5p map of March 30th. #AirQuality #HappyEaster
Tutta #Italia sotto una pesante coltre di polveri sahariane. #meteo @Giulio_Firenze pic.twitter.com/05I4UG6V1Q— ADAM Platform (@PlatformAdam) March 31, 2024
A areia dá uma tonalidade laranja à neve e pode afetar os processos de derretimento, notadamente nos glaciares, que estão a encolher à medida que as temperaturas médias aumentam, reduzindo a capacidade do gelo de refletir a luz solar. A situação melhorou na França e na Suíça neste domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.