Anúncios

A semana que começa terá muita chuva em parte do Brasil, conforme os vários dados que analisamos na MetSul Meteorologia. Os maiores acumulados de precipitação devem se dar no Norte e no Nordeste com risco de chuva excessiva com transtornos em algumas áreas, particularmente da Região Nordeste.

METSUL

O mapa de precipitação acima mostra a projeção de chuva acumulada para esta primeira semana de abril no Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante em nossa seção de mapas (assine aqui).

Como se observa no mapa, os volumes de chuva nesta primeira semana de abril tendem a ser altos em muitos pontos do Norte do Brasil com a instabilidade tropical. Os mais altos volumes de chuva devem se dar nos estados do Amazonas, do Pará e em Tocantins, com volumes altos ainda em pontos de Roraima e Rondônia.

A semana reserva muita água ainda em grande número de locais da Região Nordeste. A chuva deve ser mais volumosa no Maranhão, no Piauí e no Ceará. Pode chover forte ainda no Rio Grande do Norte e no interior do Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. A faixa costeira entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte igualmente pode ter períodos de chuva forte a intensa.


A maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste deve ter chuva irregular e mal distribuída. Serão pancadas isoladas com grande variabilidade de volumes com acumulados altos isolados. Onde mais chove é no Norte do Mato Grosso e do Centro para o Norte de Goiás.

Como a atmosfera estará quente e úmida, podem ocorrer temporais bastante isolados no Centro-Oeste e no Sudeste com altos volumes de chuva em curto período, mas são eventos pontuais. A maior parte das duas regiões não deve ter acumulados expressivos. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve ter predomínio do sol nesta semana com chuva escassa e algumas tardes de calor. O mesmo se espera na maioria das cidades do interior paulista.

No Sul do Brasil, a chuva também será muito irregular. Grande parte da região terá uma primeira semana de abril com baixos acumulados de precipitação. Onde mais deve chover é em pontos próximos da fronteira com o Uruguai e no Sul do Rio Grande do Sul. Em vários pontos dos estados catarinense e paranaense, a semana será de precipitação escassa.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios