Anúncios

Tempo na semana no Rio Grande do Sul alternará períodos de sol e chuva com alguns dias de calor e outros de marcas mais amenas no estado | ROSINARA FERREIRA

A semana que começa no Rio Grande do Sul terá períodos de sol, nuvens e chuva. Os dois períodos de instabilidade vão se concentrar entre hoje e amanhã com um segundo episódio por uma frente fria entre quinta e sexta-feira. No geral, a semana terá marcas nos termômetros perto e acima das médias históricas de temperatura de abril.

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda, mas no Oeste e no Sul haverá maior nebulosidade com chuva em vários pontos ao longo do dia. Instabilidade maior é prevista entre a Campanha e o Sul do estado, onde em alguns pontos pode chover localmente forte e com risco marginal de temporais isolados. Não se afasta que a instabilidade alcance alguns pontos do Centro do estado.

Já na Metade Norte, o tempo firme predomina sob massa de ar quente. Por isso, aquece menos no Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte abril começa com calor de verão. Porto Alegre deve ter entre 31ºC e 32ºC à tarde.

A terça-feira, por sua vez, terá sol e nuvens com chuva isolada no estado. A precipitação será irregular e não chove em todas as cidades. Haverá momentos de maior cobertura de nebulosidade com céu nublado a encoberto. No Oeste e no Sul, o avanço de ar mais seco firma o tempo. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece em vários pontos. O tempo firme predomina no final do dia no estado. A temperatura declina. Porto Alegre deve ter ao redor de 25ºC de máxima.


Já a quarta-feira terá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul com a atuação de uma massa de ar mais seco. O dia começa com marcas amenas, com mínimas de 12ºC a 13ºC em pontos da Campanha e da Serra. Aquece rapidamente durante o dia e faz calor para abril à tarde. Porto Alegre pode ter 31ºC a 32ºC.

Na quinta, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas o tempo já começará a mudar de novo. Uma frente fria traz aumento de nebulosidade com chuva mais da tarde para a noite no Oeste, Noroeste, Centro e o Sul do estado. Na área de Porto Alegre não se descarta instabilidade no final do dia. Os volumes de chuva, em geral, devem ser baixos. Pontos isolados podem ter chuva mais forte com trovoadas e ocasional temporal. Faz calor e Porto Alegre pode chegar aos 32ºC.

Na sexta, a frente fria traz muitas nuvens e chuva na Metade Norte, inclusive para Porto Alegre. No Oeste e no Sul, o tempo melhora com ingresso de ar mais seco e frio. No fim do dia, grande parte do estado estará com tempo firme. Porto Alegre deve ter máxima em torno de 25ºC.

Finalmente, no sábado o sol predomina no Rio Grande do Sul sob massa de ar seco e mais frio. O dia começa até frio na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste com marcas de 10ºC a 12ºC em diferentes pontos. Em Porto Alegre, a final do Campeonato Gaúcho deve ter uma tarde ensolarada. A máxima na cidade deve ficar em torno de 27ºC a 28ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios