Anúncios

Vento forte muito isolado causou danos em escola de Camaquã | REDES SOCIAIS

O lento deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade associado a um centro de baixa pressão trouxe instabilidade durante esta segunda-feira no Rio Grande do Sul com a chuva mais concentrada no Sul do estado, embora tenha ocorrido precipitação em pontos de outras regiões do território gaúcho, como o Centro, o Oeste, os vales e a Serra.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva acumulada em 24 horas até o fim da tarde de ontem somava 33 mm em Capão do Leão, 28 mm em Tupanciretã, 21 mm em Jaguarão, 12 mm em Camaquã, 11 mm em Canguçu, 10 mm em Bagé, e 3 mm em Uruguaiana, Livramento e Dom Pedrito.

Estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) indicaram acumulados mais altos no Sul gaúcho com registros pluviométricos de 81 mm em Pedro Osório, 52 mm em Arroio Grande, e 32 mm em Jaguarão.

Em Rio Grande, a chuva intensa somou mais de 100 mm em pontos do município e houve alagamentos na cidade. No final da tarde e no começo da noite, houve a formação de fortes áreas de instabilidade entre o Vale do Taquari, o Vale do Caí e parte da Serra com chuva forte e temporais isolados de vento.


Em quase todos os locais a instabilidade não foi forte, mas em Camaquã vento forte extremamente localizado causou danos em escola municipal, que teve telhas arrancadas pela força do vento com a queda de uma árvore na calçada do colégio. No Centro-Serra, granizou caiu em grande quantidade em parte do município de Arroio do Tigre, na localidade de Coloninha.

Enquanto em muitas cidades do Oeste e do Sul a temperatura não passou de 25ºC durante esta segunda-feira, as máximas seguiram acima dos 30ºC na Metade Norte com mais um dia de calor. A temperatura em Santa Rosa, por exemplo, chegou aos 35ºC, máxima muito alta para abril.

Máximas de 33ºC a 35ºC foram anotadas no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre. Na área metropolitana, Campo Bom chegou a 33,5ºC ao passo que em Porto Alegre o Jardim Botânico anotou 31,7ºC, máxima mais de 5ºC acima da média máxima histórica de abril.

Nesta terça-feira, o centro de baixa pressão já estará sobre o mar na costa gaúcha ao passo que a frente fria avança um pouco mais para o Norte e refresca o tempo em cidades mais da faixa central do estado, como na área de Porto Alegre.

A frente fria de fraca atividade avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça com maior nebulosidade em parte do estado e chuva em diferentes regiões. A chuva tende a ser muitíssimo irregular e não chega a chover em muitas cidades. Apesar da instabilidade, o sol chega a aparecer com nuvens em diversas localidades no decorrer do dia.

Ar mais ameno traz um dia de temperatura agradável no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. Na Grande Porto Alegre, vários pontos não superam os 25ºC. No Noroeste e no Norte gaúcho, porém, ar mais quente ainda atua e mantém a temperatura elevada, embora com máximas menores do que as observadas ontem.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios