Porto Alegre deve ter temperatura baixa na madrugada e no começo da manhã até metade da próxima semana | LUCIANO LANES/PMPA

Porto Alegre pode ter quase dez dias seguidos de noites frias com temperatura abaixo da média desta época do ano, antecipa a MetSul Meteorologia. O frio ocorre na sequência de uma primeira semana do mês que foi marcada por tempo instável e muita chuva com volumes que passaram dos 100 mm na capital gaúcha.

A temperatura entrou em declínio na segunda-feira com o ingresso de uma massa de ar seco e frio que afastou a instabilidade e firmou o tempo, dando início a uma sequência de noites frias na cidade que a MetSul antecipa será prolongada.

A estação meteorológica de referência em Porto Alegre é mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade. No local, as temperaturas mínimas estão abaixo da média mínima histórica de maio de 13,6ºC já por três dias seguidos.

Os termômetros da estação indicaram temperaturas mínimas de 13,1ºC na terça-feira, 12,6ºC na quarta e 12,4ºC na madrugada de hoje. As três madrugadas foram de céu limpo ou de escassa nebulosidade.

A previsão do tempo da MetSul indica que a estação pode registrar mínimas abaixo da mínima média histórica do mês de 13,6ºC até quarta ou quinta-feira da semana que vem, ou seja, mais seis ou sete noites de temperatura mínima abaixo da média que somariam às três registradas.

Modelos numéricos indicam mínimas para Porto Alegre, tendo como referência a estação do Jardim Botânico e não outros bairros da cidade em que esfria até 2ºC ou 3ºC mais, ao redor de 12ºC nesta sexta, 9ºC a 10ºC sábado, 10ºC no domingo e na segunda, 11ºC ou 12ºC na terça, 12ºC a 13ºC na quarta e 13ºC na quinta da semana que vem.

Mesmo com ingresso de ar mais quente no estado na semana que vem, as noites vão seguir mais frias em Porto Alegre por conta do perfil muito seco da atmosfera que favorecerá várias madrugadas em sequência de céu claro.