Temperaturas nas próximas noites são as comuns no clima do inverno | LUCIANO LANES/PMPA

Clima de inverno em maio, sim. As condições do tempo vão recordar o clima de inverno amanhã e nos próximos dias com uma massa de ar frio atuando sobre o Sul do Brasil, trazendo temperaturas muito abaixo da média para o mês de maio na madrugada e ao amanhecer.

As temperaturas invernais serão consequência de um reforço de ar frio que chegou ao estado gaúcho nesta quarta-feira na sequência da passagem de uma frente fria de escassa atividade.

Agora, ar mais seco passa a definir as condições do tempo. Com tempo aberto e a atmosfera seca, o resfriamento noturno será maior e a temperatura declina mais fortemente durante a noite.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta, entretanto acompanhado de nuvens em algumas áreas. A circulação de umidade que vem do mar traz momentos de maior cobertura de nebulosidade no Leste do estado.

Não se descarta chuva isolada e passageira nesta quinta no Leste gaúcho, especialmente na costa e área da Lagoa dos Patos, embora o sol apareça. Há dados indicando que a instabilidade pode alcançar a área de Porto Alegre, sobretudo mais ao Sul da cidade.

O dia amanhã começa frio em todas as regiões. A quinta pode amanhecer com mínimas ao redor de 0ºC em baixadas dos Campos de Cima da Serra e da área de Soledade. Pode fazer até 5ºC na fronteira com o Uruguai. No Centro gaúcho, 7ºC a 8ºC na área de Santa Maria. No Noroeste, 5ºC a 5ºC nas baixadas.

Com o frio e o tempo seco, há chance de geada em algumas cidades. Possibilidade maior de que se forme geada em baixadas da Serra, Aparados da Serra, Planalto Médio e Alto Uruguai, assim como da Serra do Sudeste, no Sul gaúcho.

O frio aumenta nos próximos dias à noite. O Sul do Brasil terá várias dias seguidos com registro de temperatura abaixo de zero, de acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

As mínimas devem ficar ao redor de 0ºC ou negativas nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense até a metade da próxima semana e em todas as próximas sete ou oito madrugadas pode gear nestas regiões.

Nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, podem ser registradas mínimas tão baixas quanto -1ºC a -2ºC. No Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas devem descer a -3ºC ou -4ºC em alguns pontos.

Mínimas de um dígito, logo abaixo de 10ºC, serão generalizadas no Rio Grande do Sul até o começo da semana que vem. Muitos municípios devem ter marcas inferiores a 5ºC, como no Alto Uruguai, Planalto, Serra e o Noroeste gaúcho.

Porto Alegre deve ter mínimas oficiais (Jardim Botânico) em torno de 10ºC e 11ºC amanhã, ao redor de 11ºC na sexta, 9ºC a 10ºC no sábado, domingo e na segunda, 10ºC a 11ºC na terça e 11ºC ou 12ºC na quarta-feira da semana que vem. Ou seja, até a metade da semana que vem todas as noites devem ter mínimas abaixo da média mínima histórica de maio de 13,6ºC.