Chegada de reforço de ar frio trará as madrugadas mais frias do até agora nos próximos dias com marcas gélidas e abaixo de zero em algumas regiões. Há previsão de geada para os três estados do Sul do Brasil e pode gear até no Sul de Minas Gerais. Temperatura terá queda forte ainda em São Paulo e no Rio de Janeiro. | VINNY VANONNI/PMPA

Um reforço de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul e trará madrugadas geladas nos próximos dias no Sul do Brasil. Uma massa de ar frio de trajetória oceânica será responsável por uma sequência de madrugadas de temperatura abaixo da média desta época do ano com previsão de mínimas negativas e formação de geada.

Imagem de satélite da manhã de hoje mostrava uma frente fria de escassa atividade avançando pelo Rio Grande do Sul. Sistema frontal que basicamente traz apenas aumento de nuvens, mas que precede o ingresso de massa de ar de temperatura menor que é o reforço de ar frio. Como se afasta rápido, o sol predomina com tempo muito aberto na maioria das cidades gaúhas na tarde desta quarta.

À tarde, o sistema frontal já estará no Leste de Santa Catarina. À noite, chega ao Sul de São Paulo. Esta frente vai reforçar a instabilidade da primeira frente fria que chegou ao Brasil no começo desta semana e que está sobre o Sudeste do Brasil. Cidades do litoral de São Paulo como Ubatuba, Bertioga e Cubatão tiveram 100 mm a 150 mm de chuva.

A circulação de umidade que vem do mar pela massa de ar frio de trajetória oceânica trará mais nuvens com chuva isolada e passageira em pontos do Leste gaúcho entre esta quinta-feira e a sexta, não se descartando até na região de Porto Alegre, embora o sol apareça nos dois dias em todas as regiões gaúchas.

Nos próximos dias, ar mais seco passará a dominar o Sul do Brasil e vai se manter até semana que vem, o que garantirá uma longa sequência de noites e madrugadas de temperatura baixa, uma vez que o tempo aberto ou com escassa nebulosidade favorece resfriamento noturno mais acentuado.

Por isso, até terça ou quarta da semana que vem as temperaturas serão baixas ou muito baixas durante a noite no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora as tardes sejam amenas ou agradáveis, conforme a região. Em regiões serranas, as tardes tendem a ser um pouco frias nesta segunda metade da semana.

A parte mais intensa do ar frio deve ser esperada no Sul do Brasil, especialmente mais ao Leste da região, entre amanhã e o sábado. É o que fará que neste intervalo não apenas as noites sejam mais frias como as tardes registrem temperatura máximas menores, abaixo de 20ºC em muitas cidades mesmo com a presença do sol.

Vários dias seguidos de mínimas negativas

O Sul do Brasil terá várias dias seguidos com registro de temperatura abaixo de zero. Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, as mínimas devem ficar ao redor de 0ºC ou negativas nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense amanhã, sexta, sábado, domingo, segunda e ainda na terça da próxima semana.

Nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, podem ser registradas mínimas tão baixas quanto -1ºC a -2ºC. No Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas devem descer a -3ºC ou -4ºC em alguns pontos, apesar de que na maioria dos pontos deve ficar ao redor de 0ºC.

Mínimas de um dígito, logo abaixo de 10ºC, serão generalizadas no Rio Grande do Sul até o começo da semana que vem. Muitos municípios devem ter marcas inferiores a 5ºC, como no Alto Uruguai, Planalto, Serra e o Noroeste gaúcho.

Porto Alegre deve ter mínimas oficiais (Jardim Botânico) em torno de 11ºC e 12ºC nesta quinta e na sexta, em torno de 9ºC no sábado, 10ºC no domingo, 11ºC na segunda, 10ºC a 11ºC na terça e 11ºC ou 12ºC na quarta-feira da semana que vem. Ou seja, até a metade da semana que vem todas as noites devem ter mínimas abaixo da média mínima histórica de maio de 13,6ºC.

Como em bairros mais ao Sul e Leste da cidade esfria até 2ºC ou 3ºC a mais que no Jardim Botânico em noites de céu limpo e vento calmo, alguns pontos da capital podem ter marcas tão baixas quanto 7ºC a 8ºC nas próximas noites. O mesmo se prevê para setores da Grande Porto Alegre. Em alguns locais da área metropolitana, as mínimas podem descer a 5ºC ou 6ºC nos próximos dias.

Previsão de geada

Já geou ontem e hoje no Sul do Brasil, mais em pontos de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense. Nos próximos dias, a geada pode se formar em mais municípios dos estados do Sul e nas baixadas dos locais de maior altitude pode ser intensidade forte com até congelamento em alguns pontos.

Os mapas acima mostram as projeções de geada para o Sul do Brasil para o amanhecer desta quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e a terça da semana que vem, conforme dados do modelo canadense. Observe como deve gear em todas as madrugadas e nos três estados do Sul, especialmente entre o Norte gaúcho e as áreas mais altas do Centro, Sul e o Leste do Paraná.

Ar frio alcançará o Sudeste do Brasil

A massa de ar frio será de trajetória oceânica e não continental (pelo interior do continente), assim que os efeitos serão sentidos mais no Sul e em parte do Sudeste com mínimo impacto no Centro-Oeste. Isso trará queda de temperatura em estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.

Em São Paulo, o ar mais frio atua no final desta semana. Na sexta e no fim de semana, mínimas oficiais de 12ºC a 13ºC na capital paulista, porém inferior em alguns bairros como mais ao Sul da cidade. No Rio de Janeiro, a queda da temperatura será fortemente sentida e o tempo instável com nuvens e por vezes chuva reforçará a sensação de frio para os padrões locais. No Sul de Minas Gerais, não se descarta geada isolada no começo da semana que vem.

Temperatura já foi abaixo de zero hoje

Embora o frio mais intenso esteja por chegar com reforço de ar frio, a temperatura já está baixa no Sul do Brasil. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas hoje no Rio Grande do Sul foram de 4,4ºC em Vacaria, 5,4ºC em São José dos Ausentes, 5,7ºC em Cambará do Sul, 7,3ºC em Santa Rosa, 8,3ºC em Cruz Alta, Lagoa Vermelha e Canela, 9,1ºC em Ibirubá, 9,2ºC em Alegrete, 9,3ºC em Livramento, Tupanciretã e Soledade, 9,4ºC em Bento Gonçalves, 9,5ºC em Dom Pedrito e Quaraí.

Já as estações automáticas particulares acusaram mínimas de -1,0ºC em São José dos Ausentes, 0,6ºC em Cambará do Sul, 0,7ºC em Vacaria, 2,0ºC em Bom Jesus, 2,7ºC em Soledade, 3,3ºC em Getúlio Vargas e São Francisco de Paula, 3,9ºC em Ernestina, 4,2ºC em Pontão, 4,3ºC em Lagoa Vermelha, 4,4ºC em Monte Alegre dos Campos e 5,0ºC em Carazinho.

Em Santa Catarina, a temperatura também caiu abaixo de zero com formação de geada no final da madrugada e no amanhecer desta quarta-feira. As mínimas mais baixas se deram no Planalto Sul Catarinense com -2,2ºC em Bom Jardim da Serra, -1,9ºC em São Joaquim, -1,2ºC em Urupema e -0,3ºC em Urubici.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.