
Previsão do tempo é de um domingo de calor no Rio Grande do Sul | FERNANDO OLIVEIRA
O Rio Grande do Sul vai ter um domingo de muito calor e com cara de verão em diversas cidades à medida que uma massa de ar quente vai tomar conta do estado e levar as temperaturas altas que têm feito no Oeste e no Norte do estado para todo o território gaúcho.
Neste sábado, a diferença de temperatura entre áreas do Sul e do Leste do estado para o Oeste e o Norte gaúcho foi novamente marcante com o Rio Grande do Sul tendo temperaturas de verão e inverno ao mesmo tempo conforme a região.
Várias cidades do Sul gaúcho amanheceram neste sábado com mínimas abaixo de 10ºC. Fez 5,3ºC em Jaguarão, 5,7ºC em Herval, 7,7ºC em Pinheiro Machado, 7,8ºC em Rio Grande, 7,9ºC em Canguçu, 8,1ºC em Pelotas e 9,0ºC em Capão do Leão.
À tarde, mais uma vez, uma enorme diferença térmica se observou entre cidades do Oeste, Noroeste e o Norte do estado, sob tempo aberto e ar quente, e municípios do Sul e do Leste gaúcho, sob ar mais frio e com tempo fechado em vários pontos.
Sob tempo encoberto e ar mais ameno, a temperatura não passou em Porto Alegre neste sábado de 18,3ºC em Belém Novo (Sul) e 20,1ºC no Jardim Botânico (Leste), segundo dados de estações automáticas. A temperatura não superou 16ºC na Barra do Chuí, 16,3ºC em Canguçu, 16,7ºC em Camaquã, 17ºC em Rio Grande, 17,2ºC em Jaguarão, e 18ºC em Tramandaí.
No Oeste, Noroeste e Norte do estado, os termômetros indicaram 32,9ºC em Porto Xavier, 31,7ºC em Sã Borja e Porto Vera Cruz, 31,5ºC em Santa Rosa, 31,4ºC em Guarani das Missões, 31,3ºC em Não-Me-Toque, 30,9ºC em Pejuçara, 30,7ºC em São Luiz Gonzaga e 30,0ºC em Itaqui, Maçambará e Tapera.

Tarde deste sábado em Ijuí com céu azul e quase 30ºC | CARLOS KIST

Tarde deste sábado em Porto Alegre com céu encoberto e 20ºC | FERNANDO OLIVEIRA
Neste domingo, uma massa de ar seco e quente toma conta do Rio Grande do Sul o calor e as nuvens baixas que predominaram em parte do estado neste sábado se dissipam, favorecendo o forte aquecimento.
O sol predomina ao longo do domingo, embora nuvens devam aparecer em diversas cidades, e faz muito calor para esta época do ano com máximas muito acima das médias históricas do mês de agosto.
Grande parte dos municípios do estado terá máximas perto ou acima de 30ºC. No Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre, máximas de 31ºC a 34ºC em várias cidades. Somente parte da orla deve escapar do calor com um dia agradável. Mesmo na Serra deve fazer calor com marcas de 26ºC a 28ºC em várias cidades e ao redor dos 30ºC em alguns pontos.