Pedras gigantes de granizo e tempestades severas causaram mortes e destruição numa região do Paquistão, na Ásia. Nos últimos dois dias, condições de tempo severo como chuva intensa, vendavais e tempestades de granizo causaram destruição nas divisões de Hyderabad e Mirpurkhas, resultando em nove mortes.
Os temporais deixaram milhões de pessoas sem energia por longos períodos. Na manhã de terça-feira, chuva intensa e vento causaram quedas de energia em 53 alimentadores da Hesco na divisão de Hyderabad. Além disso, uma torre na linha de transmissão Mithi-to-Tando Jan Mohammad foi danificada, cortando a energia de cinco estações da rede, mergulhando parte do país no escuro.
No final do dia, Hyderabad e Kotri experimentaram mais chuvas fortes e tempestades de granizo, causando danos a veículos e janelas. Houve relatos de árvores arrancadas e danos a veículos. Em Kotri, a parede de uma barbearia desabou, matando três crianças e ferindo outras sete.
No deserto de Tharparkar, chuva e granizo trouxeram alívio para uma onda de calor, mas seis pessoas perderam a vida devido a raios. Três peregrinos hindus a caminho do templo Faqir Parbaram na cidade de Mithi foram atingidos por um raio e morreram. Doze pessoas com queimaduras foram levadas ao Hospital Civil Mithi, mas três delas faleceram.
حیدرآباد اور کوٹری میں کچھ دیر قبل ہونیوالی خطرناک ژالہ باری
انسان ہاتھ کے برابر اور بھاری اولے پڑنے سے شہریوں کو شدید نقصان کا سامنہ۔۔
میرے مالک رحم کر رحم
مالک اس ابر رحمت کو ہم گناہگاروں کے لٸے باعث عذاب نہیں بلکہ باعث رحمت بنادے۔
نقصانات کے لیے یے تصاویر ملاحظہ کریں#Weather pic.twitter.com/mAIaqdrM7O— Dileep kumar khatri🦚 (@DileepKumarPak) May 30, 2023
Outras áreas no baixo Sindh, incluindo Mirpurkhas, Umarkot, Tandojan Muhammad, Jamshoro e Hyderabad, também experimentaram chuva e granizo grande na terça. O departamento meteorológico prevê mais chuvas e trovoadas em diferentes áreas do Paquistão.