Anúncios

Frame de video que registrou raios atingindo o One World Trade Center em Nova York no dia 6 de julho | Anthony Quintano/Reprodução Twitter

O One World Trade Center, arranha-céus erguido em Lower Manhattan, em Nova York, onde um dia estava o complexo das torres gêmeas, é o grande pára-raios da cidade. O dito popular que um raio nunca cai no mesmo lugar, o que é falso, é ainda mais falso em se tratando do prédio mais alto da cidade de Nova York.

Uma tempestade de verão atingiu Nova York no começo desta semana e trouxe grande quantidade de descargas elétricas para a região, o que fez com que os fotógrafos e os cinegrafistas voltassem as suas câmeras para o arranha-céus da parte Sul da ilha de Manhattan. O esforço se pagou com incríveis imagens do One World Trade Center sendo atingido por sucessivos raios durante o temporal.

Por que o edifício é o grande pára-raios da cidade de Nova York. Dados de sensores de descargas elétricas mostram que desde que foi instalada a torre sobre o prédio em 10 de maio de 2013, um total de 417 raios nuvem-solo foram registrados pelos equipamentos em até um quilômetro do arranha-céu.

Incidência de raios em Lower Manhattan mostra um cluster de muitas descargas exatamente na área da One World Trade Center | Chris Vagasky/Vaisala Group

Grande parte das descargas registra no período na parte Sul da ilha de Manhattan se deu exatamente na área da enorme torre que compõe o skyline da Big Apple.

O fótografo Anthony Quintano foi um dos que registrou a tempestade elétrica do começo desta semana atingindo o One World Trade Center. Ele publicou em sua rede social Twitter um vídeo de nove segundos da gravação em slow motion dos raios atingindo a torre do prédio e que foi gravado utilizando um telefone celular Iphoe 12 Pro Max.

O One World Trade Center é o edifício mais alto da cidade de Nova York ou WTC1 era conhecido na inauguração como Freedom Tower (Torre da Liberdade). Com 541 metros, é o prédio mais alto da cidade e dos Estados Unidos, o mais alto do Hemisfério Ocidental e o sexto de maior altura do mundo.


A sua construção teve início em abril de 2006, quase meia década depois dos atentados, e o prédio foi inaugurado em novembro de 2014 ao custo de quase 4 bilhões de dólares. Em seu alto funciona um observatório, a 387 metros, que o público tem acesso pagando ingresso. O prédio tem 94 andares ocupados e o piso mais alto é numerado como 104.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios