Sérgio Ordobás

Choveu ontem em todas as regiões do Rio Grande do Sul, consequência de um centro de baixa pressão que estava sobre o oceano junto à costa gaúcha. Como se antecipava, a chuva foi bastante irregular com volumes baixos ou altos, conforme o ponto. Caso de Porto Alegre, onde até o final da tarde havia bairros com mais de 50 mm em outros com menos de 10 mm. Várias localidades registraram pancadas de chuva fortes a torrenciais, apesar de passageiras. A pressão atmosférica muito baixa, ao redor de 1000 hPa, com ar quente e muito úmido, favorecia a formação de nuvens carregadas isoladas capazes de despejar grandes volumes de chuva em curto período em pontos localizados. Foi o que se viu em diferentes pontos de Porto Alegre na tarde de terça-feira, com alagamentos. No bairro Glória, a chuva acumulada até às 21h chegou a 60 mm ou quase a metade da média histórica de precipitação de fevereiro na Capital. Soledade teve 61 mm em apenas três horas.

A nebulosidade diminui no Estado nesta quarta com ar seco ingressando pelo Oeste à medida que o centro de baixa pressão no oceano se afasta. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. O tempo, contudo, ainda não firma e chove em várias regiões no decorrer do dia, mas em número muito inferior de localidades na comparação com ontem. Chove mais em pontos das Metades Sul e Leste do Estado com pancadas isoladamente fortes e com trovoadas. O vento se intensifica com rajadas, sobretudo no Sul gaúcho. Em Porto Alegre, a quarta começa com céu encoberto na madrugada. Após, o sol aparece com nuvens, mas pode ter chuva entre o meio e o fim da tarde, e à noite.

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira. Com ar mais seco, o tempo fica mais aberto na Metade Oeste. Já na Metade Leste gaúcha, por conta de fluxo de umidade que vem oceano, ainda ocorrem períodos de maior nebulosidade e há possibilidade de chuva e garoa em momentos do dia. As precipitações mais a Leste no território gaúcho tendem a ser muito irregulares e vão se concentrar principalmente em áreas do entorno da Lagoa dos Patos, Serra e Litoral. A temperatura estará agradável  com aquecimento maior no Oeste e no Noroeste gaúcho. O amanhecer pode ter nevoeiro localizado no Estado.


Na sexta-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul. Nuvens são esperadas ainda em diversas regiões e, novamente, o tempo estará mais aberto na Metade Oeste gaúcha. As possibilidades de precipitação no Estado diminuem e se ocorrer chuva será por demais localizada e em pontos do Leste ou do Norte gaúcho. A temperatura estará em elevação com maior aquecimento no Oeste e no Noroeste. Nevoeiro localizado ao amanhecer em alguns pontos.

Já no fim de semana, o sol predomina no Rio Grande do Sul. As nuvens serão esparsas e não se espera tempo fechado. Ar mais quente começa a ingressar, elevando as máximas no período da tarde com calor na maioria das regiões. As noites seguem agradáveis. A possibilidade de chuva é reduzida e, se ocorrer, será muito localizada e no Norte do Rio Grande do Sul.