Volumes extraordinariamente altos de chuva e em curto período provocaram graves inundações na cidade chinesa de Zhengzhou com recordes de precipitação desde que as medições meteorológicas tiveram início em 1951.
Severe flooding has hit China after unusually heavy rainfall, with parts of the city of Zhengzhou left under one-metre of water.
Get the latest on the floods: https://t.co/txlEDKiVAh pic.twitter.com/psOI4oOsZK
— Sky News (@SkyNews) July 21, 2021
河南暴雨,很恐怖了 pic.twitter.com/ZjQSDAf67J
— 大耳朵猫妹 (@big_ear_cat) July 20, 2021
困在这里处境真的好为难?? pic.twitter.com/hsCL1xQ7zj
— 浩哥i✝️i??iA2 (@S7i5FV0JOz6sV3A) July 20, 2021
手牵手,在水中挣扎逃命的郑州人 pic.twitter.com/0D6sPJYgur
— 鲁 难 (@lunanweiyi) July 20, 2021
郑州大洪水记录(十四) pic.twitter.com/nbCdUubEF6
— 找寻失去的灵魂 (@Lonely_soul001) July 20, 2021
Huge #flood in #Zhengzhou #China pic.twitter.com/WexwmXBj5a
— Aric Chen 陳曉天 (@aricchen) July 20, 2021
People stuck in the subway cart when the massive #flood was pouring down! #Zhengzhou pic.twitter.com/if7O1SxQSy
— Aric Chen 陳曉天 (@aricchen) July 20, 2021
A inundação relâmpago que tomou conta da enorme cidade da China de 12 milhões de habitantes impressionou o mundo dias depois das enchentes na Alemanha terem chocado a comunidade internaciona. Carros arrastados pela correnteza nas ruas, pessoas com água até o peito dentro de vagões do metrô subterrâneo e resgates dramáticos foram algumas das cenas vistas em Zhengzhou.
Até o começo da quarta-feira, de acordo com a emissora estatal chinesa CGTN, eram 12 os mortos em consequência da chuva na cidade chinesa, capital da província central de Henan.
Mais de cem mil pessoas foram evacuadas e os trabalhos de resgate em busca de pessoas isoladas ou desaparecidas permanecia no começo desta quarta-feira. Mais de seis mil bombeiros com a ajuda de forças militares foram mobilizados para a região do desastre para auxiliar nas buscas.
O governo central da China aumentou o nível de alerta nacional para inundações de 3 para 2, uma vez que as precipitações prosseguem e os volumes registrados até agora já são recordes.
Os níveis de dezesseis reservatórios de água de médio e grande portes estão acima do nível de alerta na província chinesa, aumentando a preocupação com novas inundações diante do quadro de chuva persistente.
Chuva de “mil anos” em Zhengzhou
A chuva em Zhengzhou bateu vários recordes, destacando-se o maior acumulado em apenas uma hora e a maior altura diária de precipitação desde que tiveram início as medições meteorológicas na localidade em 1951 com a abertura do Departamento de Meteorologia de Zhengzhou. A chuva em apenas três dias igualou o que choveu em todo o ano passado.
A precipitação média anual em Zhengzhou é de 640,8 mm, de acordo com o departamento meteorológico da cidade, mas em apenas uma hora na terça-feira, entre 16h e 17h, a localidade chinesa registrou 201,9 mm. Das 20h da segunda-feira até 20h da terça foram 552,5 mm. E na soma das 20h do último sábado até 20h de terça caíram 617,1 mm de chuva.
A quantidade de chuvas em Zhengzhou durante os três dias foi vista apenas “uma vez em mil anos”, disseram meteorologistas locais ouvidos pela mídia chinesa.
As causas da chuva extraordinária
A umidade que determinou as intensas precipitações pode estar relacionada a dois ciclones tropicais que atuam na Ásia neste momento. São os tufões Cempaka e In-fa, mesmo estando a centenas de quilômetros desta parte da China e que garantem aporte de umidade com uma série de perturbações atmosféricas.
A região, ademais, ainda está sob efeito de uma massa de ar muito quente que provocou recordes históricos de calor entre domingo e segunda-feira em algumas cidades do Japão. Há uns bolha de calor (heat dome) atualmente sobre o Mar do Japão que se estende ao Leste chinês.
Calor intenso e abundante umidade oriunda de dois tufões geraram o cenário perfeito para chuva excepcional. Com uma cidade muito impermeável pelas construções, a chuva extraordinária se transformou em desastre.
O Centro da China por dias tem sido castigado por volumes muito altos de chuva com acumulados extremos de precipitação. O registro mais alto de chuva em 24 horas foi observado na cidade de Pingdingshan, no condado de Lushan, com 400,8 mm.