Anúncios

 

Geada no amanhecer congelante de hoje em Ivoti | Juliana Fleck

O Rio Grande do Sul registrou hoje (30) o amanhecer mais frio do ano até agora. Marcas abaixo de zero foram registradas em todas as regiões geográficas do Estado, exceto o Litoral. Mesmo assim é provável que a temperatura tenha caído abaixo de zero no Litoral Norte, uma vez que há municípios na região entre os morros da Serra do Mar.


De acordo com um levantamento exclusivo da MetSul Meteorologia, com base em dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia e de particulares, 75 municípios gaúchos tiveram hoje cedo mínimas abaixo de zero. Como são mínimas apenas de localidades que possuem estações, é certo que a grande maioria dos 497 municípios do Estado amanheceu hoje com marcas abaixo de zero.

A menor mínima no Rio Grande do Sul foi registrada por estação da Epagri-Ciram em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, onde fez -7,2ºC. Outras cidades, entretanto, também tiveram mínimas extremamente baixas que foram inferiores a 5ºC abaixo de zero. Veja o tabelão das mínimas desta sexta-feira gelada no Rio Grande do Sul.

Como era esperado e previsto pela MetSul, esta onda de frio estabeleceria marcas históricas ou recordes em estados como Santa Catarina, pelo seu histórico recente de estações, e no Centro do país, mas não no Rio Grande do Sul. Tal como prognosticado, as mínimas de hoje não superam no território gaúcho marcas extremas observadas durante as ondas de frio de grande intensidade como, por exemplo, de 2007, 2009 e 2012, apenas citando este século.

Mesmo assim, marcas muito relevantes foram registradas. Em Bom Jesus, por exemplo, a mínima de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 4,2ºC abaixo de zero. Nos últimos 20 anos no mês de julho, marca mais baixa que a de hoje somente se deu em 2004 com -4,3ºC. Em 2000, na grande onda de frio de julho daquele ano, Bom Jesus teve na estação do Inmet mínima de -7,2ºC no dia 14/7/2020. A marca de hoje iguala o registro de menor mínima em julho de 2006.

Se esta onda de frio foi de mínimas relevantes do ponto de vista histórico no Centro do país como, por exemplo, a cidade de São Paulo que teve hoje a sua menor mínima no mês de julho desde a onda de frio de 2000, no Rio Grande do Sul a onda polar de 21 anos atrás foi muito mais significativa nas mínimas, apesar de ter trazido muito menos neve que esta de agora.


Em julho de 2000, citando algumas marcas históricas em estações ainda operacionais da rede convencional cada vez menor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram no dia 14 mínimas baixíssimas de -3,0ºC em Caxias do Sul e em Cruz Alta e -5,3ºC em Lagoa Vermelha. Porto Alegre chegou a 0ºC e hoje a Capital não baixou de 2ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios