Anúncios

Monte Erapi expele lava cercado de nuvens lenticulares | Agung Supriyanto/AFP/MetSul

Uma combinação de fenômenos atmosféricos e geológicos. O resultado é uma bela imagem da natureza. Nuvens lenticulares cobriam o vulcão Monte Erapi, na Indonésia, enquanto a montanha expelia lava na sua última erupção. 

Nuvens lenticulares 

Como se formam estas nuvens? As nuvens lenticulares se formam e se transformam num mesmo ponto. O ar ascende na atmosfera sobre morro ou montanha, condensando-se e produzindo a nuvem.


Com efeito, são comuns em áreas de relevo. Estão, assim, associadas, a ondas na atmosfera que se desenvolvem quando o ar relativamente estável sobe rápido ao encontrar uma barreira.

Então, as lenticulares são habitualmente vistas, por exemplo, em montanhas e em regiões de cordilheiras. Os Andes e o Himalaia registram este tipo de nuvem com grande frequência pelas suas montanhas de enorme altitude.

As nuvens deste tipo, em forma de lente, portanto circulares, às vezes apresentam um aspecto de disco voador. Até na Grande Porto Alegre já foram vistas no passado.

Monte Merapi 

O Monte Merapi é o vulcão mais volátil da Indonésia. Vem registrando uma série de erupções nas últimas semanas. O vulcão de 2.968 metros de altura está localizado na densamente povoada ilha de Java.

O Monte Merapi é o o mais ativo das dezenas de vulcões indonésios e entrou em erupção repetidamente recentemente.

O governo aconselhou os moradores a ficarem a cinco quilômetros de sua cratera. A última grande erupção do Merapi em 2010 matou 347 pessoas. A lava que escorre do monte, portanto, é um dos maiores riscos para a população local.


Por fim, a Indonésia, um arquipélago de 270 milhões de habitantes, fica ao longo do Círculo de Fogo do Pacífico. A região em forma de ferradura ao longo da orla do Pacífico é muito sujeita a terremotos e tem um grande número de vulcões.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O Oeste da América do Sul integra o círculo. Por isso, países como Chile, Peru, Equador e Colômbia sofrem com terremotos e erupções. 

Anúncios