O serviço fitossanitário do governo argentino informou sobre uma nova nuvem de gafanhotos observada no Norte da província de Formosa e que teria entrado a partir do Paraguai. Conforme a SENASA, produtores de Formosa e Salta devem estar em alerta com o novo brote da praga.

Esta nova nuvem se soma à primeira que também ingressou por Formosa ainda no mês de maio e avançou para o Sul em direção a Corrientes, gerando alerta no Uruguai e no Oeste do Rio Grande do Sul. 

São, assim agora, dois focos de inseto no território argentino. Um no Norte do país, distante do Rio Grande do Sul, e um segundo no Centro argentino a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira gaúcha. 

Este nuvem mais ao Sul chegou a Entre Ríos durante o fim de semana, com movimento rumo ao Sul favorecido pelo vento Norte e a temperatura elevada.

O Ministério da Agricultura de Brasil em comunicado informou que seguem mantidas as previsões de que os insetos continuarão se movimentando rumo ao Sul e sem previsão de ocorrência de um conjunto de alterações de temperatura, umidade e vento que favoreça sua entrada no Brasil.