O serviço fitossanitário do governo argentino informou sobre uma nova nuvem de gafanhotos observada no Norte da província de Formosa e que teria entrado a partir do Paraguai. Conforme a SENASA, produtores de Formosa e Salta devem estar em alerta com o novo brote da praga.
Desde Laguna Yema, provincia de #Formosa está pasando la cortina de #langostas.
43 minutos duró la manga y luego descendieron.
Es momento de monitorear y avisa al @SenasaAR ! pic.twitter.com/30nYMxjSwP
— CRA (@CRAprensa) July 20, 2020
Alerta Langosta
Laguna Yema Formosa pic.twitter.com/zSONijv1Di— Juan Pablo Karnatz (@jpkarnatz) July 20, 2020
Esta nova nuvem se soma à primeira que também ingressou por Formosa ainda no mês de maio e avançou para o Sul em direção a Corrientes, gerando alerta no Uruguai e no Oeste do Rio Grande do Sul.
#Argentina Alertan por una enorme manga de langostas que llegó a Entre Ríos. Compartimos video difundido por Juan Pablo Karnatz (@jpkarnatz), dirigente de la Confederación Rural Argentina. pic.twitter.com/DIO1b3BZcg
— Radio AN24 (@RadioAN24) July 21, 2020
Alerta Langosta
Cerca de Federal
Entre Rios pic.twitter.com/UbeGi1LqnO— Juan Pablo Karnatz (@jpkarnatz) July 21, 2020
São, assim agora, dois focos de inseto no território argentino. Um no Norte do país, distante do Rio Grande do Sul, e um segundo no Centro argentino a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira gaúcha.
Este nuvem mais ao Sul chegou a Entre Ríos durante o fim de semana, com movimento rumo ao Sul favorecido pelo vento Norte e a temperatura elevada.
O Ministério da Agricultura de Brasil em comunicado informou que seguem mantidas as previsões de que os insetos continuarão se movimentando rumo ao Sul e sem previsão de ocorrência de um conjunto de alterações de temperatura, umidade e vento que favoreça sua entrada no Brasil.