Este domingo é de forte calor, mas há exatos 30 anos a história era muito diferente em Porto Alegre. O dia foi de instabilidade com nuvens e chuva. Começou até ameno, mas com o passar das horas a temperatura desabou com incrível rapidez. Porto Alegre havia iniciado o dia com 15ºC, mas no meio da tarde a temperatura tinha caído para só 2ºC, valor incrivelmente baixo e raro para a cidade no horário. E a chuva insistente que caía na Capital logo se transformou em flocos de neve, deixando estupefata a população da Capital. Flocos dançavam no ar em plena Rua da Praia. Nos morros da cidade, onde a neve foi mais forte foi possível até fazer pequenos bonecos. A acumulação na Capital só não foi maior porque a precipitação ao redor das 15h e 16h durou entre meia hora e uma hora. A neve caiu também no interior do Estado, inclusive em cidades próximas do nível do mar da Metade Sul e nos vales. Quem viu a neve de 24 de agosto de 1984 em Porto Alegre, não esquece jamais. Foi um dia especial e surpreendente. Para guardar na memória.

O aniversário de 30 anos da neve de 24 de agosto de 1984 em Porto Alegre será marcado por um dia de muito calor e potencialmente um dos mais quentes já registrados na cidade em agosto ao longo dos últimos 104 anos de dados. Massa de ar quente se reforça sobre o Rio Grande do Sul e traz dia atípico para esta época do ano com máximas extremamente altas para o mês. O vento Norte reforça o ar quente sobre o Estado, fazendo do domingo um dia de verão no território gaúcho. Em razão do vento do quadrante Norte, Santa Maria amanheceu hoje já com 28ºC. A temperatura na cidade não baixou de 27,7ºC durante toda madrugada. Máximas acima de 30ºC são esperadas na maioria das cidades gaúchas hoje. O calor será muito intenso em algumas áreas com marcas de 34ºC a 36ºC, entretanto não podem ser descartados valores até mais altos nos vales. Porto Alegre pode ter entre 33ºC e 35ºC. O sol predomina no Rio Grande do Sul ao longo deste domingo, mas até o fim do dia, devido ao forte aquecimento e a proximidade de frente fria pelo Sul, podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados no Sul, Oeste e talvez até no Centro do Estado.


O sábado já foi um dia de bastante sol e muito calor no Estado com máxima de 35,6ºC – Luiz Fernando Silveira Ambos


Em Formigueiro, o fim de tarde do quente sábado na região teve igualmente um belo pôr do sol – Lisiane Lima de Oliveira

Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul durante a segunda-feira com chuva ampla, porém irregular. Algumas cidades podem ter chuva forte de curta duração. A MetSul alerta para o risco de temporais isolados de granizo e principalmente com vento forte. Devido ao deslocamento rápido da frente, a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera e a rápida troca de massas de ar cresce a ameaça de vendavais que localmente não se descarta possam ser intensos e com potencial de danos. Despenca a temperatura com a frente fria e o dia será ventoso. Melhora o tempo no Sul e no Oeste já na segunda-feira e o dia termina frio. De terça a sábado, o sol predomina no Estado, mas com madrugadas frias e com possibilidade de formação de geada no interior. Há chance de marcas negativas nos Aparados quarta, quinta, sexta e sábado. Alerta-se para o vento que vai soprar forte ainda na terça com rajadas de 50 a 70 km/h em Porto Alegre e de 70 a 90 km/h no Litoral Sul, até com rajadas superiores. No Uruguai, segunda e terça vão ser dias muito ventosos com rajadas de 80 a 100 km/h nos departamento do Sul e do Leste (Colonia, Calenones, San José, Montevidéu, Maldonado e Rocha), mas em alguns pontos o vento pode superar 100 km/h. Com o vento forte que soprará, a sensação será de frio intenso no vizinho Uruguai.