Anúncios

Salvador terá uma semana quente com sol, nuvens e chuva passageira | Saltur/Divulgação

A semana que começa terá alternância de sol, nuvens e pancadas de chuva no Nordeste do Brasil.

A previsão é de chuva muito irregular no decorrer da semana, mas as precipitações devem alcançar diversos pontos do sertão.


A tendência é que a chuva seja mais volumosa nesta semana mais ao Norte da Região Nordeste. Com efeito, as precipitações tendem a ser mais abundantes, por exemplo, em áreas do Rio Grande do Norte e do Ceará.

A explicação para a chuva com maiores volumes mais ao Norte do Nordeste do Brasil está na proximidade da ZCIT. Trata-se da Zona de Convergência Intertropical. O que é isso? É um cinturão de tempo mais instável próximo do Equador. 

O fim de março e o começo de abril, ademais, fazem parte do período do ano mais chuvoso no Nordeste entre o fim do verão e o outono.

O mapa abaixo, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra a projeção de chuva do modelo canadense para os próximos sete dias no Nordeste brasileiro.


No estado da Bahia, então, o sol se alterna com pancadas de chuva. Nesta primeira metade da semana, a chuva cai em áreas mais a Nordeste do território baiano, perto de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Na segunda metade da semana, a chuva aumenta no Sul, na região, por exemplo, de Ilhéus. Salvador terá sol, nuvens e chuva passageira na semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O Maranhão é um dos estados que mais deve ter chuva na semana. A tendência é de chuva localmente forte em várias cidades, como já ocorreu no domingo em São Luiz. Por fim, os volumes só nesta semana em pontos do Maranhão devem exceder 100 mm a 150 mm. 

Anúncios