Anúncios

A região Centro-Oeste nesta época do ano é marcada por tempestades localmente intensas. Nos últimos dias, por exemplo, houve elevados acumulados de chuva na região central do estado do Mato Grosso e na divisa com Goiás, com valores acima de 70 mm nas últimas 24 horas. 

Este quadro de instabilidade tende a continuar, sendo potencializado, tanto em intensidade quanto em área de abrangência.

Essa tendência se dá pois a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem atuado com força no Norte do Brasil gerando tempestades que se deslocam para Sul/Sudoeste e acabam adentrando no estado do Mato Grosso.

Modelo WRF indica altos volumes de chuva hoje em parte do Mato Grosso

Por outro lado, outro sistema que atua na região no verão, denominado de Alta da Bolívia (anticiclone que ocorre na alta troposfera) está deslocado mais a Sudoeste da sua posição climatológica e acaba atuando como bloqueio atmosférico, alterando o deslocamento padrão dos sistemas frontais.

Com isso, devido à formação de um centro de baixa pressão na Região Sul do Brasil e consequente formação de uma frente fria, além da instabilidade provinda de Norte, há instabilidade vinda de sul através do deslocamento desse sistema.

Essa configuração da atmosfera tende a organizar uma zona de convergência em superfície orientada de Noroeste-Sudeste, atingindo grande parte do Centro-Oeste nos próximos dias. 

Esse sistema é caracterizado por intenso levantamento vertical das parcelas de ar, gerando alta nebulosidade, chuva intensa com significativos acumulados e fortes tempestades, principalmente entre a tarde e noite. 

Essa condição de céu nublado a parcialmente nublado durante grande parte do dia com alta umidade acaba fazendo com que a amplitude térmica seja baixa, ou seja, a temperatura não apresenta grande variação ao longo do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A tendência para os próximos dias é de temperaturas máximas entre 27ºC e 29ºC e mínimas entre 20ºC e 22ºC em grande parte da região, além de acumulados superiores a 100 mm nas próximas 72h em algumas localidades.

Anúncios